Na noite dessa quinta-feira (18), a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista foi palco de uma audiência pública que teve como principal pauta a segurança em Vitória da Conquista. Na oportunidade, os presentes discutiram a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Ação Social e da Guarda Municipal.

Além dos vereadores, participaram do encontro o prefeito Herzem Gusmão, o coordenador da Polícia Civil e responsável pelo Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), delegado Cléber Rocha, o delegado de polícia do Estado da Bahia, Valdir Barbosa, o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Célio Barbosa, entre outros.

Mesmo sendo de responsabilidade do Estado, diversos setores da sociedade conquistense estão preocupados com os altos índices de violência na cidade, por isso, a necessidade de se criar mecanismos que melhore a segurança em Vitória da Conquista. A implantação da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Municipal, segundo especialistas, pode ser um instrumento importante para o combate ao crime e a prevenção da violência no município.

Para o prefeito Herzem Gusmão, essa é uma pauta importante do seu governo, defendida desde a campanha eleitoral. Segundo o prefeito, apesar da necessidade do poder de polícia, a educação deve ser a base para redução da violência. “Entendemos que é necessária a Polícia Militar com o seu aparato e a guarda municipal contribuindo e colaborando, porém o mais importante é o investimento em educação, e já estamos fazendo isso, inclusive com professores, funcionários e alunos querendo, todos, alcançar a nota do IDEB”, disse Herzem. Blog da Resenha Geral

Compartilhe