WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

ebook gestao financeira

A Teoria do Brilho Natural Garoto de oito anos ganha mais de um milhão de dólares por ano; Descubra como Minuto do celular no país é um dos mais caros do mundo, diz estudo


junho 2018
D S T Q Q S S
« maio    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930


Wal Cordeiro: Dicas de economia doméstica para hoje!


Por Wal Cordeiro – Consultor financeiro

ESTOQUE PREVENTIVO

 Existe um ditado popular que diz: Quem come e guarda, duas vezes põe a mesa. Lembro-me que a primeira vez que ouvi essa frase foi pela boca da minha mãe, na hora do almoço quando éramos crianças e queríamos comer tudo de gostoso que estava posto a nossa frente.

Precisamos relembrar um pouco as estratégias de José. O maior exemplo de economia doméstica já existente na história da raça humana. José realmente pode contribuir bastante na elaboração desse capítulo. Ele vai nos ajudar a mudar a nossa cosmovisão financeira doméstica.

Lembre-se que: quando José foi chamado por faraó havia uma grande preocupação, por parte do governante, em encontrar alguém que pudesse discernir e interpretar o sonho que tanto lhe atormentava. Eram dois sonhos, o das vagas gordas e vacas magras, e das espigas bonitas e as feias e sem vida.

José fez questão de mostrar para faraó que os dois sonhos eram apenas uma mensagem, tinha um só significado. Talvez fosse necessário Deus colocar dois sonhos para faraó, afim de que ele se despertasse para algum mistério em torno deles e demonstrasse a sua presa em agir através do jovem hebreu. Aí explica o motivo de tanto alvoroço no Egito por causa de dois sonhos. Vamos deixar de lado a interpretação teológica aprofundada e nos apegar especificamente ao modelo de economia estabelecido por José.

Quando ele viu que faraó estava desesperado fez questão de acalmá-lo e revelar os sonhos na integra. Não deixou dúvidas no coração do líder nacional. Além da interpretação do sonho, José o alertou em relação ao tempo de fartura e depois de seca na terra que estava prestes a vir. De imediato apresentou o plano de economia nacional. Talvez o primeiro pacote econômico de uma nação oriental. Qual foi o plano. Vejamos o que nos diz o texto bíblico. :: LEIA MAIS »

Mini-artigo: Suas escolhas determinam o seu futuro


Por Wal Cordeiro

 “ Você pode decidir o que semear, porém não pode escolher o que vai colher.” 

Provérbio chinês

 download

A lei da semeadura é muito interessante e nos ensina vários princípios sobre as questões da vida.

Para um agricultor é mais fácil compreender essa lei, pois convive diariamente com os desafios de preparar a terra e jogar a semente sobre ela e aguardar pacientemente o processo da germinação e crescimento do produto plantado.

O homem do campo sabe muito bem o que quer. Sabe a hora exata de arar a terra, o momento ideal para o plantio e o tempo certo para colher o que plantou.

Em relação ao tempo e ao clima, o homem rural é um grande especialista. Basta olhar para as nuvens e dizer se vai chover ou não. É um grande conhecedor climático sem ter freqüentado uma faculdade. Pelo tipo de vento e sua direção ele sabe qual é a semente ideal para a época.

Porém, uma coisa ele sabe e tem plena certeza que nenhuma tecnologia de ponta pode interferir: “O que planta colhe”.

– Se planta arroz, vai colher arroz;

– Se plantar feijão, jamais colherá soja;

– Se plantar milho, nunca poderá colher laranja.

A lei da semeadura diz que: “O que plantamos colhemos”. Não é difícil entender, pois as respostas da vida, através de amargas ou benéficas experiências nos ensinam. Para exemplificar, usarei uma historinha interessante:

Ao encontrar caído no chão um pequeno e frágil filhote de passarinho, um dos discípulos de um grande sábio concebeu um jeito de, afinal, provar ser mais esperto que seu mestre.

“Vou levar o passarinho até o sábio e lhe perguntar se ele está vivo ou morto, pensou ele consigo mesmo, se ele responder que o passarinho está morto, eu abro as mãos e o deixo se mexer. Se ele responder que está vivo, eu aperto um pouco as mãos e o mato. De um jeito ou de outro, ele não acertará a resposta”.

Após ensaiar mentalmente suas palavras, aproximou-se do mestre e lhe perguntou: Bom mestre, o que tenho em minhas mãos?

O mestre olhou para suas mãos e, vendo algumas penas por entre seus dedos, respondeu-lhe: Um filhote de passarinho.
Muito bem mestre… Mas este filhote está vivo ou está morto? :: LEIA MAIS »

Artigo: A natureza expressa à glória de Deus!


Por Wal Cordeiro

Leia esse pequeno texto que extrair do meu livro ADORAÇÃO SEM FRONTEIRAS:

A natureza expressa à glória de Deus!
Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Salmo 19.1

downloadA natureza expressa à glória de Deus no canto do curió, no rugido do leão, no fervilhar das larvas de um vulcão, no estrondo de um trovão e no encontro agitado do mar com as rochas.
A natureza sempre declara a glória de Deus. Nas águas do rio que descem sem voltar, no eco que bate nas rochas para expandir o misterioso barulho do lobo guará. Na alta velocidade do leopardo à procura da caça. Na lentidão do bicho preguiça ao subir numa árvore, também à procura do seu mantimento. No olhar intimidador do gavião que vasculha a terra. No vôo rasante da águia que desce para alcançar sua presa. No grito noturno do coiote. No silêncio noturno do curral, onde a vaca mansa e lentamente remoí o capim ingerido ao longo do dia.
A natureza manifesta a glória de Deus. Quando uma criança mama no seio de sua mãe e pára de chorar. Quando a galinha abraça os seus pintinhos e os acolhe em suas asas protetoras. Quando o vento sopra os lírios do campo e os faz mais belos e exuberantes. Quando acontece a revoada das andorinhas. Quando o cardume de tucunarés sobe o rio para a desova. Quando a baleia solta o pulmão e canta no meio do oceano. Quando a chuva rega a lavoura do sertão. Quando o vento sopra o telhado do casebre. Quando a neve bloqueia a estrada e congela o filete do riacho.
São tantas maneiras em que a natureza expressa à glória de Deus. São tantas facetas. Fico mais impressionado ainda, quando Deus usa elementos da natureza para manifestar o seu amor, o seu amor pelo homem. Um exemplo disso é a história que ouvi há algum tempo, que mostra claramente o controle que Deus tem sobre os fatos e as obras de suas mãos. O que Ele faz para alcançar alguém.
Um jovem muçulmano estava viajando pelo deserto árido e quente do Oriente Médio. O vento soprava muito forte e ele levaria alguns dias para chegar ao destino. Os planos não poderiam ser alterados para não prejudicá-lo na viagem. Qualquer erro seria fatal. O levaria à morte.
No deserto, a temperatura ao longo do dia, chegava aos quarenta e cinco graus na sombra e à noite caía para cinco abaixo de zero. O alimento era contado e bem administrado e a água racionada. Realmente, era uma grande aventura essa viagem. Perigosa aventura. Aventura misteriosa.
Certa noite, enquanto dormia, seu camelo escapou da corda e fugiu, levando nas costas todo mantimento e água e a esperança daquele jovem chegar ao seu destino.
E agora, o que fazer? Ele não sabia qual direção o camelo tomou. Mesmo assim, seria difícil alcançá-lo ou localizá-lo, pois o vento forte tinha apagado as marcas deixadas na areia. Desesperado e com medo da morte, aquele jovem entrou em pânico. Ele sabia que seria impossível se sair bem daquela complicada situação.
No meio do desespero e choro, lembrou de uma palavra que recebera de um missionário estrangeiro há muitos anos atrás. Que lhe disse sobre Jesus e o seu poder para nos salvar de toda e qualquer situação. :: LEIA MAIS »

Seis anos após legalização, aborto cresce 37% no Uruguai


Aborto
Aborto

Quando a Câmara dos Deputados da Argentinas aprovou o avanço da lei que permite o aborto, o assunto voltou a ser tratado no Brasil como uma “tendência”. Alguns meios de comunicação chagaram a dizer que nosso país estava “ficando para trás”, como se houvesse alguma competição de quem mata mais bebês.

Ao se falar em vizinho, o referencial para o que pode acontecer é o Uruguai, que legalizou a interrupção da gravidez 6 anos atrás. Em comparação com primeiro ano da lei em vigor (2013), no ano passado o procedimento cresceu 37% no país. Foram registrados 9.830 abortos, uma média de 27 por dia, ou mais de um por hora, segundo o Ministério da Saúde uruguaio.

Os dados sobre interrupção de gravidez no Uruguai mostram que 15% das que abortaram eram adolescentes entre 15 e 17 anos, enquanto apenas 0,7% tinham menos de 15 anos. A lei por lá determina que a mulher faça consultas com um médico, que solicitará uma ecografia e a encaminha a uma equipe multidisciplinar, com ginecologista, psicólogo e assistente social. :: LEIA MAIS »

STJ decide restringir foro privilegiado de governadores


A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu hoje (20) restringir sua competência para julgar casos relativos a governadores, desembargadores e outras autoridades, conforme previsto na Constituição.

Com a decisão do tribunal, governadores e membros de tribunais de contas dos estados vão continuar respondendo a processos no STJ somente se o crimes que lhe são imputados ocorreram quando estavam no cargo ou relacionados com o mandato. Caso contrário, as acusações serão enviadas para a primeira instância da Justiça.

A medida foi tomada a partir da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, no mês passado, restringiu o foro por prorrogativa de função, conhecido como foro privilegiado, para deputados e senadores.

A questão oomeçou a ser julgada em maio, quando a Corte passou a analisar se o STJ poderia, por iniciativa própria, também adotar algum tipo de restrição ao foro privilegiado.

O caso concreto que levou o tema a debate na Corte Especial diz respeito a um conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal denunciado por estelionato pelo Ministério Público Federal (MPF). O crime teria sido cometido quando ele era deputado distrital, cargo que não tem foro no STJ. :: LEIA MAIS »

Quinto setor, o maior de todos!


Por Wal Cordeiro

mundo-virtual

Se você está curioso em saber qual é o quinto setor em que me refiro, deixe-me falar um pouco sobre os quatro anteriores.

Para os estudantes de administração; comércio exterior, direito, antropologia, serviço social e cursos afins é desnecessário explicar sobre os quatro setores, mas estamos escrevendo para todos os públicos, então preciso gastar um pouco de tempo nessa explanação.

O primeiro setor é o Governo.  Atua em todas as esferas da administração pública. Tem a responsabilidade de gerir e planejar obras e prestação de serviços públicos, para beneficiar a população em geral. É o que se espera!

O segundo setor é a iniciativa privada. Representado pelas grandes corporações, multinacionais e as médias e pequenas empresas, que empregam milhões de pessoas pelo mundo a fora.

O terceiro setor são as ONGs; entidades de classe, associações, igrejas e todo organismo que trabalha em projetos sociais e ambientais. Esse é um dos setores que mais cresce e tem sido um grande parceiro do primeiro e segundo setor.

O quarto setor, segundo alguns especialistas é o mercado informal, inclusive o mercado da pirataria, onde na maioria das vezes não existe contribuição de impostos e automaticamente o país deixa de arrecadar milhões de reais por ano e poucos contrabandistas faturam muito mais.

E qual é o quinto setor? Por que é o maior de todos? Quais são as oportunidades de trabalho oferecidas neste setor? :: LEIA MAIS »

Reflexão: Procuram-se verdadeiros líderes


*Por Wal Cordeiro

foto wal cordeiro

Fico bastante empolgado quando vejo na história relatos de homens que marcaram sua geração. Poderia listar diversos aqui, mas queria apenas relembrar a famosa frase de Martin Luther King quando disse: “I have a dream” (Eu tenho um sonho). O resto da história nós já sabemos. Ele dedicou e entregou toda sua vida para que a desigualdade social e racial fosse banida dos Estados Unidos e em outras partes do mundo. Ele morreu pensando nisso, vivendo isso. Plantou a semente para que outros colhessem os frutos de suas ações, pautadas em amor pelo próximo e interesse de viver numa sociedade melhor.

Observamos que na atual cultura do imediatismo (síndrome do instantâneo) em que vivemos, temos perdido a esperança de ver novos líderes homens e mulheres que têm verdadeiros sonhos, que busquem realizar esses sonhos, e que sejam notados pelo que são e não pelo que possuem. Luther King soube inspirar outros líderes de sua geração e continua inspirando até hoje, pois tinha um sonho, sonho esse que não se expressava no que ele queria ou necessitava, mas no que outros precisavam ter. Na necessitada do próximo. Esse é o tipo de líder que tem sido uma mercadoria em fase de extinção em nossa cidade, nosso estado e nossa nação. Como necessitamos de líderes assim nos dias atuais!

Onde estão os verdadeiros líderes? Por que a maioria dos que se dizem e se autonomeiam líderes não têm interesse em formar e treinar novos líderes?  O que será da nossa geração atual e futura se não prepararmos novos líderes? O que será da nossa cidade se os futuros gestores não forem preparados para assumir uma postura de líderes éticos e sonhadores? Qual foi a última vez que Vitória da Conquista projetou um grande líder para o Brasil e o mundo? Quando foi que tivemos um governador de estado formado em nossa cidade, ou um ministro, ou secretário de estado? Será que os líderes do passado não se preocuparam em formar os líderes para o presente, ou os líderes atuais não querem ver crescer os líderes do futuro e para o futuro? :: LEIA MAIS »

Número de mortes por H1N1 sobe para 22 na Bahia, estado tem 181 casos da doença


Número de mortes por H1N1 sobe para 22 na Bahia, estado tem 181 casos da doença

Foto: Reprodução / EBC

O número de mortes provocadas pela gripo H1N1 aumentou para 22 na Bahia. Os dados são referentes ao período que vai de janeiro até o dia 9 de junho e foram divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), nesta terça-feira (19). Segundo a Sesab, até a data, foram notificados 1.231 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 93 óbitos no estado. Dentre esses casos, 241 foram confirmados para Influenza, sendo 181 do subtipo A H1N1. Vinte e dois dos casos acabaram em óbito. De acordo com a Secretaria, no mesmo período, no ano passado, 327 casos de SRAG foram notificados, com 426 óbitos.  Entre eles, 25 foram confirmados como Influenza e dois deles de Influenza A H1N1 e nenhum óbito por A H1N1 foi verificado. De acordo com o G1, 49 municípios confirmaram casos de H1N1, com mortes registradas em 11 deles. A maior parte foi verificada em Salvador (12). Os outros municípios foram Apuarema (1); Camaçari (1); Irará (1); Lauro de Freitas (1); Retirolândia (1); Saúde (1); Sapeaçu (1); Serrinha (1); Uruçuca (1) e Vitória da Conquista (1). Segundo a Sesab, os menores de cinco anos e maiores de 60 anos operam entre a faixa etária de maior ocorrência de morte por causa do vírus, sendo que 60% das mortes ocorrem nesses grupos. Bahia Notícias

Censo coleta pela primeira vez dados sobre a localização de escolas


Pela primeira vez, o Censo Escolar vai coletar também dados sobre a localização geográfica das escolas, por meio de um aplicativo. Isso permitirá, de acordo com o diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Carlos Eduardo Moreno, que as escolas sejam localizadas em um mapa, facilitando, por exemplo, a execução de políticas públicas.

“É um insumo muito útil para municípios e estados que vão poder visualizar o posicionamento das escolas no território, podendo planejar o trajeto do ônibus escolar, calcular distâncias”, disse Moreno. Outra aplicação, segundo ele, é que no caso de uma catástrofe natural, haverá a informação de que escolas estão próximas.

O aplicativo Censo Localiza vem sendo desenvolvido há um ano por servidores do Inep. Os dados coletados serão públicos. A previsão, no entanto, é de que não serão disponibilizados no ano que vem, junto com o resultado do Censo Escolar 2018. Segundo Moreno, essas informações terão de passar por análises de qualidade, para saber se foram coletadas corretamente, antes de serem disponibilizadas.

“Vai ser possível pesquisar também, por exemplo, quais são as escolas de fronteira, as ribeirinhas. Isso é muito útil”, afirmou Moreno.

O aplicativo está disponível na Play Store, para celulares androids, e na App Store, para iphones. O app deve ser utilizado pelos usuários do Sistema Educacenso, responsáveis pela declaração de suas escolas. O prazo para enviar os dados de localização é o mesmo de coleta do censo deste ano, até 31 julho.

Segundo o Inep, o aplicativo registra as informações de localização do GPS dos dispositivos. Para utilizar o app é necessário um celular smartphone com GPS e conexão com a internet. A marcação dos pontos da escola pode ser feita sem acesso à internet, permitindo que o aplicativo seja usado mesmo em escolas situadas em áreas remotas ou com rede de telefonia móvel indisponível ou precária. Os dados salvos no celular devem ser enviados ao Inep assim que o usuário tiver acesso à internet. :: LEIA MAIS »

Pastor e familiares são queimados por guerrilha comunista na Nicarágua


Casa do pastor incendiada por criminosos pró-governo
Casa do pastor incendiada por criminosos pró-governo. (Foto: La Prensa)

A crise social da Nicarágua já deixou quase 200 mortos desde o início das manifestações, em meados de abril.

Na capital Manágua, um pastor, sua esposa e outros membros da família, incluindo duas crianças com menos de 3 anos, foram queimados por membros de uma guerrilha comunista ligada ao governo.

Eles jogaram coquetéis molotov na residência deles, causando um incêndio que matou a todos que estavam nela.

Segundo testemunhas, no último final de semana, o pastor Óscar Velásquez Pavón e sua esposa Maritza recusaram-se a abrir sua casa ao grupo sandinista (de ideologia comunista), que apoia o presidente Daniel Ortega.

A guerrilha comunista queria colocar franco-atiradores no terceiro piso da casa onde a família morava, para disparar contra pessoas que faziam uma manifestação do outro lado da rua. Como o Pavón não concordou, os guerrilheiros incendiaram o local com oito pessoas dentro.

Além do pastor e esposa, morreram seu filho Alfredo, a cunhada Mercedes e os netos Mathias (3 anos) e Daryeli (3 meses). Há relatos que eles tentaram sair de casa, mas foram impedidos pelos soldados, que apontavam suas armas contra eles. Dois outros membros da família conseguiram escapar pela parte de trás.

No domingo, o ministério Centro Cristão Apostólico, onde todos eram membros, velaram os corpos. Houve várias manifestações dos cristãos, apelando que houvesse justiça. :: LEIA MAIS »

Jogadores rivais oram após jogo na Copa do Mundo


Romelu Lukaku e Fidel Escobar
Romelu Lukaku e Fidel Escobar oram após o jogo.

Romelu Lukaku, do Manchester United é um dos astros da Seleção da Bélgica. Cristão, ele seguidamente é visto fazendo sinais religiosos durante as partidas.

Logo após o final do jogo desta manhã, onde a Bélgica bateu a frágil seleção do Panamá, por 3 a 0, ajoelhou-se para agradecer a Deus. Ele marcou dois tentos para o time belga.

Ao seu lado estava Fidel Escobar, zagueiro panamenho que ainda luta pelo reconhecimento profissional na equipe do Red Bull New York. Durante a partida, Escobar tentou várias vezes parar Lukaku, mas o belga venceu quase todas as disputas de bola.

Os dois orando lado a lado, vencedor e perdedor, foi considerada a “imagem do dia” por vários órgãos de imprensa. O fato chamou mais atenção ainda após a FIFA ter proibido manifestações religiosas em campo.

ProUni oferece 174 mil vagas; inscrições começam dia 26


Estudantes que quiserem concorrer a bolsas de estudo no ensino superior poderão se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni) entre os dias 26 e 29. As bolsas são para o segundo semestre.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o programa vai ofertar 174.289 vagas, sendo 68.884 bolsas integrais e 105.405 parciais, em 1.460 instituições de ensino superior privadas. As inscrições devem ser feitas na página do ProUni, na internet.

Para se candidatar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, ter alcançado no mínimo 450 pontos e ter tido nota superior a zero na redação.

Além disso, só podem participar alunos brasileiros sem curso superior e que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Alunos que fizeram parte do ensino médio na rede pública e a outra parte na rede privada na condição de bolsista ou que sejam deficientes físicos ou professores da rede pública também podem solicitar uma bolsa. :: LEIA MAIS »

STF recebe ação contra uso de prisão preventiva para obter delações


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso concedeu prazo de cinco dias para que a Presidência da República e a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestem sobre uma ação que chegou à Corte e pede anulação de delações premiadas que decorreram de prisões preventivas.

A ação foi protocolada pela Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas. A entidade que quer o uso de prisão para obter colaborações seja reconhecido como crime contra a humanidade. :: LEIA MAIS »

Resultado do Sisu pode ser consultado pela internet


O Ministério da Educação (MEC) liberou o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, o programa oferece 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino superior em todo o país. O resultado pode ser consultado na página do programa na internet.

Os estudantes selecionados deverão fazer a matrícula nas instituições de ensino entre 22 e 28 de junho. Aqueles que não foram selecionados poderão participar da lista de espera que estará aberta de 22 a 27 de junho. A convocação dos candidatos em lista de espera será de 3 de julho a 21 de agosto.

As vagas foram oferecidas em oito instituições públicas estaduais, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, com dois centros de Educação Tecnológica, 27 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e 30 universidades. Fonte: Agência Brasil

Brasil é país mais preocupado com notícias falsas, diz estudo global


O Brasil aparece como o país mais preocupado com as chamadas “notícias falsas” (fake news) em um estudo global que analisou a realidade de 37 nações. Dos entrevistados brasileiros, 85% manifestaram preocupação com a veracidade e a possibilidade de manipulação nas notícias lidas. A lista é seguida por Portugal (71%), Espanha (69%), Chile (66%) e Grécia (66%). Na opinião dos autores, a polarização política nesses países provocada por eleições, referendos e outros grandes processos de disputa na sociedade podem ter favorecido essa percepção.

Já os menos preocupados com a possibilidade de uma notícia não ser verdadeira ou contar algum tipo de desinformação são Holanda (30%), Dinamarca (36%), Suécia (36%), Alemanha (37%) e Áustria (38%). Os autores destacaram na análise que, diferentemente dos Estados Unidos, a Alemanha passou recentemente por eleições em que a disseminação de notícias falsas não apareceu como um problema grave.

Quando tomada a amostra de forma conjunta, a média geral das pessoas consultadas pelo levantamento preocupadas com a veracidade das informações lidas na Internet ficou em 54%.

O Relatório sobre Notícias Digitais do Instituto Reuters, uma das mais importantes pesquisas do mundo sobre o tema, foi divulgado nesta semana. O levantamento fez entrevistas para identificar hábitos de consumo da população em relação a veículos de mídia e produtos jornalísticos. :: LEIA MAIS »

Cristãos são perseguidos por beber água durante o jejum do Ramadã


Hani Shamshoun Girgis
Hani Shamshoun Girgis segurando água. (Foto: World Watch Monitor)

Um fotógrafo egípcio foi detido pela polícia por carregar uma garrafa de água durante o mês sagrado muçulmano do Ramadã, quando os seguidores do islamismo não comem e nem bebem nada, desde a primeira luz do dia até o pôr do sol.  Hani Shamshoun Girgis, 31 anos, estava a caminho do trabalho, para o jornal Tahrir, quando foi abordado por um oficial que pediu sua identificação e lá constava que ele era cristão.

“Ele pegou minha identidade e pediu para segui-lo. Quando resisti e perguntei para onde ele estava me levando, então o policial começou a me insultar e ordenou que eu parasse de falar, como se eu fosse um criminoso”, disse Hani. “Havia uma garrafa de água dentro da minha bolsa e ele olhou com raiva”, explicou o fotógrafo. :: LEIA MAIS »

Termina hoje o prazo de inscrições para o Sisu


Hoje (15) é o último dia para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, o programa oferece 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino superior em todo o país. Pode concorrer às vagas quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e obteve nota acima de zero na redação.

As inscrições são feitas apenas pela internet. O sistema fica aberto até as 23 horas e 59 minutos, no horário de Brasília.

Ao entrar no sistema, o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. É possível alterar essas opções durante todo o período de inscrição. A última modificação confirmada é a considerada válida. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia