“(…) Pois, tem mostrado pra gente trabalho e seriedade, desde 97 que o povo tem liberdade de decidir com o prefeito os destinos da cidade. Nas plenárias do OP o trabalho é desse jeito: o prefeito escuta o povo, o povo escuta o prefeito. As ações são bem aceitas, depois as obras são feitas com transparência e respeito”. Foi com esse repente feito pelo poeta cantador Onildo Barbosa que teve início a plenária do Orçamento Participativo/OP no distrito de São Sebastião, zona rural de Vitória da Conquista.
Dezenas de pessoas enfrentaram a tarde fria deste sábado, 30, para conhecer o orçamento Municipal e opinar sobre as obras, ações e serviços que devem ser feitos para garantir a melhoria de vida da população daquela localidade. “Eu considero esse o momento do fortalecimento da democracia em nosso município. É um movimento de participação da comunidade, onde a prefeitura, de forma dinâmica e organizada, vem ouvir o seu povo naquilo que ele mais precisa, para organizar todo o planejamento administrativo e orçamentário de modo a definir os investimentos em cada povoado, em cada distrito, tanto na área urbana quanto rural. Governo sério é assim. O compromisso desse governo é investir naquilo que a população mais precisa”, afirmou o secretário municipal de Educação, Coriolano Moraes.

O pátio da Escola Municipal Euclides da Cunha, local escolhido para a realização da plenária, ficou repleto de cidadãos interessados em participar diretamente dos rumos da administração municipal. “Essa plenária é a oportunidade que a população tem de reivindicar seus direitos e melhorias para a comunidade. A população tem essa oportunidade dada que em outros municípios não se têm. É por isso que a gente tem aqui hoje uma plenária cheia em São Sebastião, porque a comunidade daqui entende essa importância e sempre participa”, disse a diretora da Escola, Nágila Sales.

A delegada do OP de São Sebastião e integrante da Executiva do Orçamento, Eliziene Morais da Silva, conta: “eu acompanho o OP desde 99 e vejo sempre muitas coisas boas, vindas do OP. Desde quando Dr. Guilherme entrou e colocou esse OP, veio a transparência – como o nome já diz é o orçamento para todos. De uma forma especial eu digo que o OP traz muitas melhorias e sem ele não vai, porque é no OP que a gente reivindica as obras para o município tanto na zona rural, quanto na zona urbana”.

Na plenária de São Sebastião que contou com a presença mais de 120 pessoas foram eleitos 13 delegados e 6 suplentes. SECOM

Compartilhe