CORREIO

Embaixadas e consulados brasileiros divulgam resultados das votações para a presidência realizadas fora do Brasil. Os números são extra-oficiais –  o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só irá divulgar os resultados do exterior junto com os números do Brasil.

Nas apurações já divulgadas, a candidata do PT, Dilma Rousseff, venceu em Roma (Itália) e em Paris (França). Já o candidato do PSDB, José Serra, venceu em Londres (Inglaterra).

França
O consulado brasileiro em Paris diulgou às 14h de Brasília, 19h locais, o resultado para a votação presidencial entre os brasileiros que moram na França. No que depende destes eleitores, o pleito iria para o segundo turno entre os candidatos Dilma Rousseff e José Serra.

Segundo a apuração, um total de 2.150 eleitores brasileiros votaram no consulado em Paris. Deste número, 46,2% votaram na petista, 29,6% no tucano, 22,1% em Marina Silva (PV), 3% votaram branco ou nulo e 1,9% optaram por outros candidatos.

A votação na capital francesa começou às 8h, 3h de Brasília, e se encerrou pontualmente às 17h (12h de Brasília).

Itália
Em Roma, as urnas também foram fechadas e os números foram divulgados pelo embaixador José Viegas Filho. Dilma Rousseff aparece com 44,1% dos votos, José Serra com 32,6% e Marina Silva com 19,4%. Os demais candidatos somaram 3,9%. Estes números consideram somente os votos válidos.

Votaram 1.938 pessoas dos 3.488 brasileiros aptos. O embaixador considerou este percentual, de 55,5%, alto. “Ocorreu tudo dentro da normalidade e estou feliz pelo número de pessoas que veio votar”, comentou, segundo o Terra.

Inglaterra
Na capital inglesa, a votação acabou às 17h (13h de Brasília). Serra foi o mais votado com 1118 votos.

Compartilhe