Como é feita uma previsão do tempo e porque os erros são comuns

CHUVA-VC

A previsão do tempo é uma operação complexa, automatizada e envolve dados mundiais. A elaboração de uma simples previsão que acompanhamos todos os dias no Rádio/TV envolve milhares de pessoas no mundo inteiro, além de equipamentos dos mais diversos e complexos.

Depois de toda essa coleta de dados, as informações obtidas em cada país são enviadas aos centros meteorológicos mundiais. O que foi coletado é processado em computadores, junto com imagens de satélites para posterior divulgação. Sabendo como está o tempo agora, é possível prever como ele se tornará no futuro, por meio de complexas equações matemáticas.

No Brasil, os dados são processados em computadores sofisticados e com grande capacidade de armazenagem de dados pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), órgão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista.

As informações dadas dada Clima Tempo com previsão de estiagem para esta 3ª feira (18), em Vitória da Conquista, pode errar por vários motivos. Primeiro, o clima é um dos fenômenos mais complexos da natureza e nem todos os fatores e leis que o governam são totalmente conhecidos. Outra causa de erro são falhas e lacunas nas observações, que resultam em um modelo global menos preciso. Tudo isso faz com que as equações processadas se desviem da realidade à medida que avançam para o futuro. Blog da Resenha Geral

Compartilhe