Pura Política

Carlos Alberto Gomes, doutor, mestre, professor e eterno aprendiz sobre a área da Segurança Pública, na manhã de ontem a equipe de reportagem do Pura Política, conversou com o especialista no assunto que comentou desde denúncia postada no site até assuntos ligados a administração da segurança no atual governo do estado da Bahia.

Segundo ele o grande problema está na má administração das polícias civil, militar e técnica e não como costuma-se dizer por aí, na falta de preparo dos policiais. “a polícia não ficou louca do nada, os índices deram um salto enorme de 2006 pra cá” ,”quer dizer que antes a polícia funcionava e de uma hora para outra toda a guarnição policial tornou- se incapaz”? ponderou Carlos.

Ainda sobre os índices e estatísticas que envolve a segurança da Bahia, o professor Carlos garante que estes são amplamente divulgados, e que qualquer gestor tem acesso aos números assustadores de mortes, roubos e demais crimes na Bahia.

Ele oferece a publicação de sua autoria: ‘O Desafio da Segurança Pública para a Bahia’ como veículo capaz de exemplificar de maneira muito clara a real situação da violência no estado e na capital.

Ao decorrer da nossa entrevista Carlos Gomes comentou ainda sobre países, cujo os quais, o cidadão pode ter até vinte armas e que o índice de violência é menor que no Brasil, onde houve o desarmamento do cidadão de bem e o porte de arma é ilegal.

Carlos faz algumas pontuações que estão no trabalho acima citado.

É necessário evitar simplificações inconseqüentes:

• Não confundir farda com repressão ou autoritarismo. A polícia mais respeitada da América Latina é a do Chile – os Carabineiros – totalmente fardada e militarizada;

• Não é culpa da Polícia Civil:
– Condenada a trabalhar com metade do efetivo previsto em lei, um terço da proporção existente em outros estados, com 42% dos presos do Estado em suas
delegacias;

• Não é culpa da Polícia Militar:
– Com efetivo menor que o previsto e do que seria necessário e sérias deficiências em material.

• Não é culpa da justiça:
– Arcaica e desestruturada

Sobre a denúncia relativa ao Coronel Siegfrid Frazão (veja aqui), emitida por leitor, o professor foi honesto em afirmar que: “ Vejam bem, não cabe a mim opinar sobre denúncias deste gênero, porém, tenho conhecimento de que o coronel Siegfrid está afastado, anteriormente ele exercia o cargo de assessor da AL-BA, assim, tudo que posso dizer é que qual a pessoa que exerce a violência a favor da sociedade, que irá andar sem seguranças?”

Outra pontuação feita pelo professor foi acerca do episodio junino, referente às supostas torturas sofridas por presidiários da cadeia pública. Na ocasião, onde mães dos presidiários questionaram o fato de seus filhos supostamente estarem sofrendo retaliações físicas, Gomes falou: “ Se isto aconteceu trata-se de uma imoralidade, o indivíduo que está sob tutela do Estado, não pode sofrer nenhum tipo de violência, caso contrário não estamos no Brasil, estamos no Irã”, declarou o especialista.

O professor, durante a entrevista ainda falou sobre, os crimes sem solução que assolam o estado, o caso Clayton, as estatísticas de ocorrências e também sobre a relação entre a segurança pública mediante o contexto das eleições 2010.

Mais informações, sobre as pesquisas do professor no site: www.observatorioseguranca.org

Compartilhe