PORTUGAL – Um viaduto no IP4, em construção, caiu na zona de Amarante e há 13 feridos ligeiros, confirmou ao tvi24.pt fonte do INEM. São todos trabalhadores da obra, com idades entre os 20 e os 40 anos.

Nenhum dos operários ficou soterrado. Os acidentados seguiram para o Hospital de Amarante e para o Hospital Vale do Sousa, sendo que apenas oito se encontram hospitalizados. Alguns com pequenos ferimentos, outros com crises de ansiedade. Apenas em dois casos existe suspeita de fracturas.

Suspeita-se que esteja um carro sob os escombros, pelo que está uma grua no local a tentar averiguar rapidamente se há automobilistas ou outros trabalhadores soterrados. A GNR informou a TVI que já estiveram cães pisteiros no local, que não detectaram odor de humanos.

Equipas de socorro e operários da obra estiveram a regar com água o cimento, com receio de que secasse, o que dificultaria as operações de remoção dos destroços.

No local estão 11 viaturas e 36 homens dos Bombeiros Voluntários de Amarante e três Equipas cinotécnicas dos bombeiros, avançou o CDOS ao tvi24.pt.

O acidente aconteceu às 20h25, no IP4, junto ao nó de Geraldes, na saída Oeste para Amarante, levando ao corte do trânsito nos dois sentidos da via, sendo que o trânsito está a ser desviado para estradas secundárias.

A área atingida pelos destroços ronda os 50 metros. No terreno, estão muitos meios de socorro, muitos curiosos e dezenas e dezenas de máquinas e camiões.

A derrocada teve lugar no troço inicial do IP4 entre Amarante e Vila Real, que está a ser alargado com vista à sua transformação em autoestrada.

Em declarações à Lusa, Diogo Oliveira, residente em Amarante, contou que estiveram «durante o dia a fazer o alargamento da faixa e também do viaduto, andaram a colocar argamassa e cimento». «Pelos vistos, a estrutura não aguentou com o peso e ruiu», declarou.

TVI

Compartilhe