Por Ramon Gusmão
Na manhã desta quarta feira (18) ocorreu a abertura do curso “Gestão da Informação Aplicada aos Arquivos Municipais”, ministrado pela Fundação Pedro Calmon.
Participam do curso representantes de diversos municípios que fazem parte do território de identidade de Vitória da Conquista. O curso objetiva capacitar os funcionários dos arquivos públicos, professores e estudantes, no uso de técnicas de armazenamento e conservação documental.
Esta é a segunda etapa do curso, que abrangerá palestras com os seguintes temas: “Tabela de Temporalidade do Estado da Bahia”; “Higienização de Documentos e Livros: equipamentos e materiais para execução”; “ Descrição de Documentos e elaboração de Instrumentos de pesquisa”.
De acordo com Daniele Sousa, responsável pela iniciativa, a Fundação Pedro Calmon pretende contribuir para que os municípios do interior da Bahia consigam instituir uma política de gestão de documentos. “Os arquivos vão ter o objetivo de não apenas guardar documentos antigos e preservar a memória da cidade, mas também de apoiar a eficiência da própria administração pública”.
Vale lembrar que a gestão adequada dos arquivos públicos são de extrema importância para a preservação da memória jurídica, social, administrativa, econômica, política e cultural dos municípios. Do Blog da Resenha