Chuvas em Lençóis. (Divulgação)

A região da Chapada Diamantina registrou chuvas nesta segunda-feira (4) em diferentes municípios, principalmente naqueles que sofrem há meses com focos de incêndios florestais — Ibicoara, Lençóis, Palmeiras e Mucugê.

Outras cidades, como Itaberaba, Piritiba, Mundo Novo, também registram chuvas nesta segunda.

De acordo com a previsão do tempo para a Bahia, as chuvas já são consequência da diminuição de força da massa de ar quente e seco que vinha atuando há várias semanas no estado.

As informações do Inema (órgão ambiental da Bahia) dão conta de que essa massa continua perdendo força e isso possibilitou, nessas últimas 24 horas, no avanço de uma frente fria, o que resultou no aumento da nebulosidade e, consequentemente, na ocorrência de chuvas em grande parte do Estado.

Na Chapada Diamantina é a umidade vinda da região Amazônica que deve intensificar as chuvas, assim como nas regiões Oeste, São Francisco e Sudoeste.

Além dessa frente fria, as temperaturas elevadas e a umidade vinda do Oceano Atlântico, também estão contribuindo para a intensificação das chuvas, principalmente, nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul.

No Norte do Estado, também há previsão de chuvas fortes. Estas, portanto, serão intensificadas pelo calor.

Com temperaturas elevadas em toda a Bahia, com máximas variando entre 31°C (na Chapada Diamantina) e 39°C (nas regiões Norte, Oeste e São Francisco) aumentam as chances de que essas chuvas venham acompanhadas de trovoadas, podendo ocorrer a qualquer hora do dia, ou seja, típicas do verão. Fonte: Site Suiça Baiana

Compartilhe