abeetura2 (1)

Como é tradição, a Mostra Cinema Conquista homenageia personalidades que trabalham em prol do cinema no estado. Nesta 10ª edição do evento as homenagens se direcionaram para duas pessoas que tem sua história dedicada para a região. Um é o cineasta Geraldo Sarno, natural de Poções, o outro é o crítico de cinema João Sampaio, que havia trabalhado na curadoria da Mostra Conquista.

abeetura6

A homenagem a João Sampaio, crítico de cinema, que faleceu em maio deste ano, foi de grande emoção. Sua família esteve presente, e sua mãe, dona Antonilda falou sobre o assunto: “Me senti muito emocionada com a homenagem ao João. Sabia que ele trabalhava muito e tinha bons amigos, mas quando cheguei aqui, me comovi ainda mais por saber o quanto ele era realmente muito querido. Só tenho a agradecer a cada um o reconhecimento ao trabalho dele. Ele costumava sempre dizer o quanto era feliz por fazer o que amava: se dedicar ao cinema.”

Geraldo Sarno, cineasta baiano de Poções é o homenageado especial desta edição da Mostra, e para isso, foi montada uma exposição, que conta a história de sua vida e obra. Presente no evento, Geraldo comentou: “só tenho a agradecer por esta homenagem. Estar aqui em Conquista e Poções representa um momento mágico, volto à infância e isso me deixa muito comovido”.

Além da exposição, o curta de abertura, Reviramundo, mostra a visita que Geraldo fez recentemente a Poções, depois de quase 50 anos, revisitando lugares os quais influenciaram seus filmes. Informações Ascom Mostra

Compartilhe