do G1

leao_IR_2

A Receita Federal espera receber 27 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) em 2014, informou o órgão. No ano passado, foram recebidos 26 milhões de documentos. Com isso, o fisco espera um aumento de aproximadamente 1 milhão contribuintes que deverão prestar contas ao leão neste ano.

A temporada de entrega do Imposto de Renda começará em 6 de março neste ano, na quinta-feira após o carnaval, segundo a Receita Federal. Neste ano também está permitida a entrega por meio de tablets e smartphones desde o início do prazo legal.

Com isso, o prazo para acertar as contas com o Leão vai ter alguns dias a menos neste ano. Nos últimos dez anos, a entrega começou um pouco antes, em 1º de março. A exemplo de anos anteriores, a data limite para apresentação do documento foi mantida no dia 30 de abril em 2014.

Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 25.661,70 em 2013 (ano-base para a declaração do IR deste ano). O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior, conforme já havia sido acordado pela presidente Dilma Rousseff.

O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, disse que o aumento do número de declarantes, neste ano, está relacionado com a expansão da massa salrial, do emprego e da renda no país. “Isso tudo contribui para que o número de contribuintes aumente a cada ano. Todos estes fatores influenciam”, declarou ele.

O consultor de finanças pessoais e Diretor Executivo do Grupo PAR, Marcelo Maron, avaliou que o número de contribuintes que têm de apresentar declaração do IR também sobe por conta da correção menor da tabela do IR em relação à inflação. Ele calculou, porém, com base em dados do Dieese, que a tabela de cálculo do Imposto de Renda acumula defasagem de 61,42%, considerando o período de 1996 a 2013. Isso porque a inflação subiu mais do que a correção da tabela nos últimos 18 anos.

Compartilhe