Nissian Hughes/Getty Images

 Mulher com dor de cabeça

Mulher com dor de cabeça: dor de cabeça, ansiedade e problemas para dormir são alguns dos sintomas prevalentes em brasileiros em dificuldade

São Paulo – Os problemas financeiros afetam mais a saúde dos brasileiros do que a dos europeus, que ainda se recuperam de uma grande crise econômica.

É o que mostra pesquisa feita por entidades de defesa do consumidor em cinco países e divulgada pela Proteste Associação de Consumidores.

A prevalência de cinco dos dez principais sintomas de doenças pesquisados é maior entre os brasileiros que passam por dificuldades financeiras do que entre os belgas, italianos, portugueses e espanhóis na mesma situação.

Para quatro desses sintomas, a prevalência é maior entre os espanhóis, mas os brasileiros aparecem em segundo lugar.

O levantamento, feito em setembro do ano passado, também mostra que, em situação financeira desfavorável, brasileiros consomem mais ansiolíticos e antidepressivos do que nos demais países pesquisados, com exceção de Portugal.

A pesquisa mostra que, em matéria de sintomas provocados por problemas financeiros e uso de tranquilizantes, o Brasil se assemelha a Portugal e Espanha, dois dos países mais afetados pela crise europeia.

Principais sintomas

Entre os principais sintomas pesquisados, a prevalência no Brasil é a maior para os problemas para dormir, a irritabilidade, a ansiedade, as dores de cabeça e o isolamento social.

Problemas para dormir
Brasil: 24%
Espanha: 21%
Portugal: 17%
Itália: 13%
Bélgica: 11%

Irritabilidade
Brasil: 24%
Espanha: 22%
Portugal: 21%
Itália: 18%
Bélgica: 11%

Fonte: Exame

Compartilhe