Segundo a Embasa, mesmo com tubulação quase pronta, obra só deve ficar pronta em dezembro de 2013 e deve resolver o problema da falta d´água pelos próximos cinco anos.
A adutora que transportará água do Rio Catolé para a barragem de Água Fria II está com 14,5 km de tubulação implantados, de um total de 15,3 km para chegar até a Barragem de Água Fria II, que abastece Vitória da Conquista e algumas localidades na zona rural e a cidade de Belo Campo.
Com a tubulação colocada, segundo a Embasa, resta a finalização da construção das estações elevatórias. Ao todo são três estações movidas a energia elétrica, que vão dar impulsionamento para que a água chegue até a Barragem de Água Fria II. Orçada em 33 milhões, a obra emergencial começou a ser construída em junho deste ano. A previsão da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa, é de que a obra seja entregue no mês de dezembro de 2013.
Segundo a Embasa, a adutora vai suprir a necessidade de água no município pelos próximos cinco anos até que a Barragem do Catolé, que retirará água do mesmo rio, seja construída. Ainda segundo a Embasa, a previsão é de que a construção da barragem comece no ano que vem. Blog da Resenha