PEDRAL DIPLOMA B

Na noite desta 5ª feira (22), em Audiência Pública, os vereadores de Vitória da Conquista,  devolveram o mandato de J. Pedral, prefeito cassado pelo Regime Militar em Abril de 1964. A noite serviu para instalação da Comissão Especial da Verdade,  que vai elaborar um cronograma de trabalho visando promover um minucioso levantamento dos fatos ocorridos naquela época.

Em seu discurso, J. Pedral não pode conter a emoção e lágrimas. Falou com o coração de grande democrata que é. Afirmou ter informações nunca reveladas e que pretende contribuir com a Comissão da Verdade.

Ao falar do ex-vereador Péricles Gusmão, morto em um dos cárceres do 9º Batalhão da Polícia Militar, revelou o sofrimento que passou: “Meu líder na Câmara de Vereadores era Péricles Gusmão Regis. Um homem simples e estudioso’, disse. A família de Péricles acompanhou atentamente o discurso. Em outro momento  o homenageado destacou: ‘Quero que a Comissão da Verdade investigue com todo rigor o que aconteceu com PériclesFui detido em frente ao Clube Social e ao chegar ao quartel, na Avenida Brumado, recebi voz de prisão onde passei momentos de dificuldades. Cem soldados chegaram para prender um prefeito e personagens da nossa cidade. Sofremos torturas e violências em Salvador’, revelou.

J. Pedral completará no próximo mês de setembro 88. Ao finalizar o seu discurso  ainda brincou ao falar que gostaria de ser candidato a prefeito de Vitória da Conquista.

Foto: Rafael Gusmão / Blog da Resenha

Compartilhe