No final da tarde dessa segunda-feira 20, a vice-prefeita e Secretária de Desenvolvimento Social Irma Lemos recebeu, no gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social, a subsecretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia Karla Ramos. A visita tratou da implantação do programa Ronda Maria da Penha da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.

Vitória da Conquista será a quarta cidade da Bahia a receber o programa por atender aos quatro critérios necessários para sua implantação: ter um Centro de Referência da Mulher, uma Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, uma Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher e estar presente no mapa de violência contra mulher. Segundo informações preliminares, a Ronda contará com uma equipe de 10 policiais que farão atendimento para o cumprimento da medida protetiva para mulheres vítimas de violência, acionada mediante mandado judicial.

Segundo Karla, a previsão de funcionamento do novo serviço é para o final do mês de maio e a visita a Vitória da Conquista esta semana faz parte das etapas de implantação. Para tanto, nesta terça-feira, 21, as 9h, na sede da OAB, será realizada uma reunião do Comitê Gestor da Ronda Maria da Penha e da Rede de Enfrentamento a Violência conta as Mulheres do Município de Vitória da Conquista, que contará com a participação da Comandante da Operação Ronda Maria da Penha, Major PM Denise Santiago. Durante a reunião, as autoridades envolvidas terão esclarecimentos sobre o funcionamento do serviço da Operação Ronda Maria da Penha.

Para a subsecretária, a Ronda representa um grande avanço nas políticas de proteção à mulher, “a Ronda não permite apenas o afastamento do agressor da mulher, mas permite que a mulher tenha uma vida normal”, ressaltou.

Na oportunidade, Irma Lemos agradeceu a visita e confirmou o apoio do Governo Municipal por meio da Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres, “acredito que com a Ronda nós iremos diminuir muitos casos de violência contra as mulheres, pois o patrulhamento policial irá inibir a ação dos agressores”, salientou Irma. SECOM/PMVC

Compartilhe