G1

Morreu por volta das 7h30 deste domingo (30), o escritor Autran Dourado, de 86 anos. Segundo o genro do escritor, Elmer Barbosa, ele estava em casa, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, quando teve uma hemorragia no estômago e veio a falecer.

Ainda segundo Elmer, Autran ficou internado cerca de cinco meses no Hospital São Lucas, em Copacabana, também na Zona Sul, devido a um problema respiratório.

O velório acontece na Capela 3, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. O enterro estava marcado para acontecer às 16h deste domingo.

Autran Dourado deixa a mulher, Lúcia Campos – com quem foi casado mais de 60 anos, quatro filhos, dez netos e dois bisnetos.

Prêmio Machado de Assis e Camões

Em 2000, Autran Dourado venceu o prêmio Camões – o Prêmio Camões – o mais importante da literatura em Língua Portuguesa. No ano de 2008, o escritor ganhou o prêmiuo Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Entre suas obras publicadas, a mais célebre é “Ópera dos Mortos”. Outras obras importantes do escritor são “A barca dos homens”, ‘O risco do bordado”, “Os sinos da agonia” e “As Imaginações pecaminosas”.

Compartilhe