O IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau Brasil) apresentou, nesta terça-feira (24/04), os números do mercado digital brasileiro em 2011 e as projeções para 2012. Segundo o relatório, hoje a publicidade online detém 11% do faturamento da publicidade brasileira e deve chegar a 13,7% no final de 2012.
No geral, os investimentos em publicidade online cresceram 37,3% em relação ao ano passado, passando de R$ 2,4 bilhões para R$ 3,3 bilhões. A expectativa para 2012 é um crescimento de 39%, ou seja, os investimentos na área chegarão a R$ 4,65 bilhões.

De acordo com o presidente da entidade, Fábio Coelho, no ano passado as 100 maiores empresas brasileiras investiram 13,7% de sua verba de comunicação na internet. Em 2012, a entidade prevê um aumento de 40% nesse percentual.

A entidade também apresentou outros números relacionados ao mercado da internet. Atualmente a web brasileira conta com cerca de 80 milhões de usuários com 16 anos ou mais. Desses internautas, 49% pertencem às classes C, D e E e 51% são das classes A e B. De acordo com Marcos Swaroswsky, vice-presidente de veículos do IAB Brasil, o meio digital está prestes a se tornar o segundo mais importante do país, ficando atrás apenas da TV aberta.

“É um meio interessante, que além de atingir muitas pessoas e convergir com as demais mídias, possui um ecossistema robusto, que gera empregos e investimentos para o país”, conclui o VP.

Mercado norte-americano

Já nos Estados Unidos os números são bem expressivos, de acordo com a entidade. O mercado de publicidade online movimentou US$ 31 bilhões no ano passado, um aumento de 22% em relação a 2010. Segundo o Interactive Advertising Bureau norte-americano, o quarto trimestre do ano foi o que registrou melhor resultado, totalizando US$ 9 bilhões – um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior. As empresas que mais disputam o mercado são gigantes como Google e Facebook. As informações são do Olhar Digital

Compartilhe