Após dois anos de gravação, o primeiro filme longa metragem gravado em Vitória da Conquista, será apresentado ao público brasileiro neste final de ano. O título do filme é “ O valor de um Sonho “, com a duração de 01h:43min, conta a história de Joca, um jovem sonhador, filho de agricultores pobres de uma pacata cidade da Chapada Diamantina (Piatã), que resolve se mudar para uma cidade grande (Vitória da Conquista), com o intuito de alcançar os seus objetivos, deixando para trás a sua família e amigos, para tentar a vida e enfrentar desafios inesperados pelo caminho. O filme promete mexer com as emoções do público, pois a cada momento revela situações inesperadas, que tem a ver com a história de milhões de brasileiros.

Para Daniel Silva, cineasta jovem conquistense, diretor do filme, que já produziu vários documentários na Índia, Afeganistão e Brasil: “Esse é um momento histórico para o cinema nacional, pois estamos resgatando a importância do voluntariado através da sétima arte, e provamos que é possível realizar um sonho sem recursos externos, pois quando fizemos o orçamento do filme que ficava em torno de 02 milhões de reais, aceitamos o desafio de fazer tudo voluntariamente, com atores, locações e equipamentos, conseguimos, pois gastamos no máximo 70 mil reais”, afirma.

Wal Cordeiro, diretor executivo do Valor de um Sonho destaca que: “ Quando Daniel me lançou o desafio de produzirmos o filme na terra de Glauber Rocha confesso que fiquei empolgado e bastante comprometido, principalmente por não termos os recursos necessários que estavam orçados em 02 milhões de reais. A princípio, pensamos em apresentar o projeto a Petrobrás, ou a outra instituição, até tentamos, mas decidimos não esperar respostas e tocar o projeto para frente. Graças a Deus conseguimos, foi uma decisão acertada. Hoje o filme, produzido por diretores e atores voluntários, é uma realidade, e já temos lançamentos previstos para 2012 em diversos países, como: Índia, Canadá, Venezuela, Estados Unidos, Holanda e Paquistão.

O diretor de fotografias, Júlio César comenta a sua grande emoção em ver, finalmente, a conclusão do trabalho: “ O Valor de um Sonho é como uma criança que nasceu num parto delicado, mas nasceu saudável e bonita. Pois muitas pessoas não acreditavam que chegaríamos a fim, principalmente por causa da falta de recursos, mas isso foi motivo de nos animar a continuar, pois o filme aborda um tema atual “sonhos e propósitos, muitos vão ficar surpresos como projeto”, afirma Júlio.

Os dois pré-lançamentos serão, apenas, para convidados. O primeiro será no dia 14 de dezembro, às 21h, no Sesc de Caldas Novas, GO, com a presença de 1.000 pessoas (de todo Brasil), missionários-voluntários da Jocum (Jovens Com Uma Missão), Ong internacional que trabalha em mais de 150 países no mundo, onde Daniel Silva e Wal Cordeiro fazem parte.

O segundo pré-lançamento será no dia 22 de dezembro, às 20h, no Teatro Glauber Rocha em Vitória da Conquista, BA, com a presença de 300 pessoas, entre jornalistas, estudantes de cinema da Uesb, empresários, autoridades e familiares do elenco do filme.

Nesta semana o trailer oficial do filme será publicado na internet ( www.ovalordeumsonho.com.br ), então é só esperar para assistir  e conferir de perto o Valor de um Sonho, que estará em cartaz nos melhores cinemas em março de 2012.

Compartilhe