O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência/SAMU 192 em Vitória da Conquista vem sofrendo constantes trotes, que, até setembro de 2011, somaram 18.055 mil, o que representa cerca de 20% do total de 72.826 ligações registradas. No mesmo período do ano passado, foram registrados 6.937 mil trotes das 69.183 mil chamadas recebidas.

O aumento dos trotes preocupa a coordenação do serviço, que procurou o Ministério Público Estadual para denunciar o fato, apresentando os números dos telefones que mais aparecem na lista dos trotes. Segundo a coordenadora do SAMU 192, Anne Catuzzo, há números que foram registrados 90 vezes em um só dia.

É importante ressaltar que o Código Penal Brasileiro, no artigo 266, prevê detenção de um a três anos e multa àquele que perturbar o serviço telefônico de emergência. Quando a pessoa liga e o serviço não consegue identificar o trote, além de ocupar a linha telefônica, toda a equipe é acionada na ocorrência, com deslocamento de ambulância até a suposta vítima. Anne acredita que, com a parceria do Ministério Público, esse tipo de ligação diminua. “Além da parceria, nós estamos preparando material educativo para distribuição nas escolas, a fim de reforçar a parceria com a comunidade”.

FONTE: PMVC

Compartilhe