Para aprofundar o debate sobre a criação de uma Região Metropolitana, o deputado estadual pelo partido dos trabalhadores (PT), Marcelino Galo, participou, na manhã de ontem, quinta-feira (9), de um seminário realizado pela Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que define os critérios para criação de Regiões Metropolitanas. No mês de maio, o parlamentar petista encaminhou à Alba um projeto de lei complementar, que está em trâmite, visando transformar a cidade de Vitória da Conquista em metrópole. Se aprovado, a RMVC contará com 39 cidades.

“Debater essa questão com técnicos, políticos e principalmente com a sociedade civil é fundamental para o entendimento do que se pretende ao criar uma região metropolitana. É necessário fazer uma discussão profunda sobre questões como a pobreza, a falta de transporte para a população e não fazer dessa discussão um debate festivo como se tem feito”, dispara o parlamentar sobre as críticas de alguns políticos ao projeto.

O seminário, que discutiu a questão metropolitana no contexto da política de desenvolvimento urbano, debateu também a falta de clareza dos impactos da criação de regiões metropolitanas nas políticas nacional e estaduais de desenvolvimento urbano e ainda a questão da gestão metropolitana. Demonstrando total conhecimento sobre o que propôs, Galo assegura que “os serviços sociais e públicos tendem a crescer relativamente nas áreas mais pobres, pois uma região metropolitana tem preferência na obtenção dos recursos federais. Sem dúvida nenhuma continuaremos nosso debate com a sociedade”, assegura.

 

Keila Ramos/Assessoria

Compartilhe