Ascom | Simmp

Após 35 dias em greve, os docentes da rede municipal de ensino deliberaram o fim do movimento. A decisão foi tomada em assembleia, nesta segunda-feira, 04/07, na Câmara de Vereadores. No entanto, o retorno às salas de aula só se dará na quinta-feira, após a assembleia de quarta, 06/07, que acontecerá no Diocesano, no turno vespertino, de onde os professores seguirão para a sede da prefeitura, para fazer uma manifestação em repúdio ao plano de carreira elaborado pela administração municipal.

Na avaliação da greve, feita na assembleia, os docentes demonstraram bastante indignação, tanto com a prefeitura municipal, responsável pela elaboração do projeto, quanto com os vereadores, que o aprovou de forma unânime. Ainda de acordo com os professores, as alterações feitas pelo legislativo não melhoraram em nada o plano. A carreira continuou totalmente comprometida.

A afirmação de Ana Georgina Dias, Supervisora Técnica do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), na Sessão Especial do dia 01/06, reflete o sentimento dos professores: “uma carreira não pode ser estruturada em apenas dois níveis. Isso não reflete uma carreira docente. Como professora eu não me sentiria estimulada a me qualificar mais, sabendo que a minha carreira é muito curta.”

Parte significativa dos professores foram contrários ao fim da greve. Sendo assim, embora a paralisação tenha sido suspensa, a categoria continuará realizando manifestações para desmentir as propagandas enganosas do governo. Inclusive, logo após a assembleia desta segunda-feira, os docentes fizeram uma passeata até à Avenida Lauro de Freitas, fazendo a comunidade refletir sobre os problemas existentes não somente na educação, como na saúde, no transporte púbico, dentre outros segmentos.

Para Cezar Nolasco, presidente do SIMMP, “o professor é formador de opinião, sendo assim, faremos o trabalho cotidiano de sempre lembrar do dia 20 de junho de 2011, data em que o prefeito municipal, com a conivência dos vereadores, enterrou a carreira do professor”. Para mais informações ou agendamento de entrevista, ligue para (77) 3424-3698 ou 8806-1930.

Compartilhe