Por Itapetinga Net
Foto: Itapetinga News

A Câmara de Vereadores de Itapetinga promoveu o 1º Encontro de Prefeitos e Vereadores da região para buscar meios de barrar o a crise e demissões na empresa. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar o empresariado e discutir alternativas para os trabalhadores demitidos e evitar novas demissões.

Um dos vereadores mais elogiados durante o encontro foi o parlamentar Gilson de Jesus (PC do B) / um dos idealizadores do evento e responsável pelo contato com o Deputado Federal Daniel Almeida, para que a Comissão do Trabalho em Brasília recebesse a comitiva de Itapetinga. Gilson afirmou que a luta deve continuar, mas que todos os segmentos devem participar não só das discussões, mas também contribuir com propostas que venham a contribuir para resolver o problema e barrar as demissões, defendendo a permanência da Vulcabrás/Azaléia na região.

Participaram do evento o Prefeito José Carlos e outros da região, além de vereadores e representantes de partidos. O encontro aprovou diversas propostas para continuar a mobilização em defesa do emprego e permanência da Azaléia.

Após os pronunciamentos, houve consenso de urgentes medidas frente às demissões de mais de três mil trabalhadores do setor calçadista. Foram listadas várias ações com visando sensibilizar o governo estadual e federal. Ficou estabelecida a criação de uma coordenação ou Gabinete administrativo, para através deste fórum encaminhar as propostas e agendas a serem seguidas: Audiência com o Governador Wagner e as lideranças da Região, cuja proposta o Vereador Gilson de Jesus já contatou com o gabinete do deputado Daniel Almeida; Audiência em Brasília com a presença do Ministro da Fazenda Guido Mântega para tratar de medidas do governo no combate a entrada ilegal dos produtos o ramo vindos do continente asiático, (leia-se China, Índia e Vietnam; articulação com as bancadas de deputados da Bahia, Sergipe, Ceará, rio Grande do Sul e são Paulo e respectivos governadores, para engrossar o caldo de pressão para as medidas de proteção à industrial brasileira de calçados.

Na compreensão do vereador Gílson de Jesus, é um momento histórico. “Pela primeira vez a região da pecuária se une através de interesses afins para tentar tirar a região da crise que se avizinha, já que todos sabem a penúria que é o setor de monocultura bovina na geração de empregos”, afirmou o parlamentar do P C do B.

Gilson chamou todos a refletir nossa região sem a Azaléia.  Como ficariam as casas em construção, o comércio que cresce e o progresso que se avizinha? Como procurar a sustentabilidade antes de concretizar a diversificação da economia da região?

Compartilhe