“Venha participar da Caminhada de Combate a Violência Sexual contra criança e adolescente. Não fique de fora!”. Foi este o convite feito pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social/CREAS – vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, à população do município para que ela participe da passeata de combate a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes, que ocorre nesta quarta, 18, a partir das 13 horas com saída da Praça da Normal.
Durante a manhã desta terça-feira, 17, a equipe do CREAS abordou motoristas e pedestres que circulavam pelo centro da cidade, chamando-os a se engajarem nesta mobilização. “Essa é mais uma de nossas ações em que estamos tentando envolver a sociedade para que eles possam mobilizar junto com a gente nesse combate a violência sexual. Muitas vezes eles se indignam, mas não denunciam e esse é um problema de todos nós, não só do outro. Nós precisamos nos envolver para que nossas crianças e adolescentes tenham vidas dignas e a prioridade absoluta. Isso já é garantido aqui no município, através do nosso prefeito Guilherme Menezes, mas nós, enquanto sociedade civil precisamos também fazer nossa parte”, afirmou a coordenadora do CREAS, Kátia Silene.

A assistente social do CREAS, Vanessa Severino, reforça que o envolvimento da sociedade deve ser permanente: “a sociedade tem de conhecer o serviço; saber que existem indicadores, assim como crianças e adolescentes vítimas de abuso, de exploração sexual, violência física; e denunciar – às vezes, ela tem medo de ligar, porém tem o disque 100 – por meio do qual ele não precisa se identificar e a demanda acaba chegando ao nosso serviço”.

E para auxiliar nesse convite à população, a equipe do CREAS contou com uma ajuda mais do que especial, os educandos do Projovem Adolescente. De rostos pintados, vestimenta inusitada, ou com a farda do projeto, eles vestiram a camisa da Campanha. Exemplo disso foi a educanda, Bruna Lemos de 16 anos, que disse estar bastante contente em estar participando desta mobilização e mandou um recado para todos: “violência não leva a nada”. SECOM

Compartilhe