Da Tribuna

Um dia de sucesso da Bahia na China. Nesta data, o grupo chinês Chongqing Grain Group assinou protocolo de intenções com o governo baiano comprometendo-se a investir R$ 4 bilhões na Bahia para construir um complexo industrial em Barreiras, gerando no final do projeto cerca de mil empregos diretos.
O evento aconteceu no final da manhã de ontem, logo depois o governador Jaques Wagner reuniu-se com executivos de três montadoras chinesas de veículos de passeio e utilitários, interessados em implantar fábricas na Bahia. Os empresários agendaram visitas ao estado e convidaram o governador a visitar suas fábricas na China em uma próxima oportunidade.
Os contatos iniciais desses empresários com o governo baiano foram mantidos através do Escritório de Negócios da Bahia na China, criado no ano passado pela Secretaria da Agricultura, inicialmente como escritório do agronegócio baiano.

Entusiasmado com o desempenho do escritório, o primeiro de um estado brasileiro em Pequim, que com menos de um ano de implantado já apresenta resultados concretos para a atração de investimentos para a Bahia, o governador Jaques Wagner autorizou a implantação de um escritório de negócios do estado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, mais importante centro de negócios do Oriente Médio.

O secretário da Agricultura,  Eduardo Salles, disse que “a semente que plantamos em maio do ano passado com a abertura do escritório em Pequim está dando resultados”, explicando que a decisão do governador de autorizar a abertura de um escritório em Dubai tem o objetivo de ampliar e consolidar a estrutura do Estado da Bahia no exterior com vistas à atração de investimentos e incremento do comércio exterior da Bahia.

“O escritório em Dubai, centro de logística do Oriente Médio, será estratégico porque estaremos estabelecendo nossa presença em todo Oriente”, disse ele.

No final da tarde de ontem, o governador visitou, no Empório Casa Brasil, em frente à Embaixada do Brasil em Pequim, a mostra dos produtos da Agricultura Familiar Baiana, vendidos num projeto piloto da Seagri. À noite, Jaques Wagner, com diversos convidados da comitiva da presidente Dilma Rousseff, recebeu a imprensa local e internacional, e empresários chineses, potenciais compradores de produtos da Bahia na abertura da Semana Gastronômica Sabores da Bahia, que está acontecendo no Restaurante Alameda, em Pequim.

Os convidados puderam saborear quitutes da culinária baiana, elaborados em Pequim utilizando produtos da Agricultura Familiar Baiana.

Compartilhe