Na tarde deste sábado (26), na Escola Municipal Mãe Vitória de Petu, o prefeito Guilherme Menezes e equipe de governo estiveram reunidos com moradores do bairro Petrópolis, na parte alta da cidade, em mais uma Roda de Conversa, a fim de estreitar os canais de comunicação com a comunidade, ouvindo as demandas e compartilhando os investimentos na área e em outros bairros de Vitória da Conquista.
O prefeito destacou a importância da participação popular na administração pública e anunciou mais uma melhoria no bairro. “Vitória da Conquista só tem a ganhar quando a população participa da gestão municipal e os frutos desta união são as obras realizadas após indicação popular. As revitalização do Poço Escuro está sendo concluída e mais uma obra será iniciada: a reforma desta escola”, disse.  A Escola Mãe Vitória de Petu terá o telhado substituído, ampliação do número de salas, construção de mais banheiros e reforma em toda a estrutura que inclui cozinha, sala dos professores e da direção.

O secretário de Trânsito, Transporte e Infraestrutura, Luiz Alberto Sellmann (foto à direita), complementou a fala do prefeito ressaltando que as obras realizadas no bairro ultrapassam R$2 milhões de investimento. “Ruas pavimentadas, serviços de drenagem e saneamento básico, a recuperação e revitalização do Poço Escuro, que está na reta final e terá espaços de convivência com quadras, lago e anfiteatro são algumas das obras que beneficiam a região”, afirmou. Luiz disse ainda que a Simtrans está à disposição de toda a comunidade. “A Prefeitura  está à disposição para atendê-los, tirando dúvidas e recebendo denúncias. O diferencial para uma cidade ser construída com eficácia e eficiência é a participação direta da população”, disse.

Rízia Mendes, que é moradora do bairro e pesquisadora do grupo Urbanização e Produção das Cidades na Bahia, elencou demandas de melhorias para o bairro – no serviço de transporte coletivo, por exemplo – além de destacar que entender as carências dos moradores é pré-requisito para que as políticas públicas adotadas sejam adequadas. Ela afirmou que nos últimos anos o bairro tem recebido uma atenção especial da Administração Municipal. “Nosso bairro sempre foi carente e só nos últimos anos é que passou a receber atenção por uma sensibilidade da gestão para as áreas carentes”, disse.

Confira abaixo depoimento de moradores:

Leandro dos Santos, morador e delegado do Orçamento Participativo. “Nestas reuniões os moradores podem falar diretamente com o prefeito quais são as melhorias que querem no bairro e quais as prioridades, o que é muito proveitoso. Queremos mais melhorias, mas parabenizamos o  prefeito, que tem olhado de forma especial para os bairros carentes. Quando não tínhamos um prefeito com este olhar a gente sofria muito”.

Valdira Araújo, da Pastoral do Menor. “Desde que o prefeito Guilherme Menezes assumiu a prefeitura eu acompanho como ele administra a cidade e sabemos que ele sempre teve o ideal de fazer o diferencial em Conquista, sempre atencioso às comunidades carentes”.

Neide Mendes, moradora. “Eu me lembro da primeira reunião com a população no primeiro mandato de Guilherme Menezes e eram muitos problemas, muitas dívidas, muita coisa pra fazer e hoje já temos tanta solução. Os problemas sempre aparecem mas são menores e o prefeito procura resolver”.

Milu Araújo, moradora. “Agradecemos esta visita do prefeito e agradecemos as melhorias no nosso bairro. Sabemos que não é fácil administrar uma cidade tão grande como essa, mas o prefeito tem feito um bom trabalho para resolver e atender tudo que a comunidade precisa”.

Também estiveram presentes na Roda de Conversa, Nadjara Régis, procuradora geral do Município; Coriolano Moraes, secretário de Educação; Eslange Sousa, coordenadora do Programa Conquista Criança; Gildásio Alves, líder do governo na Câmara de Vereadores;  Geovane Viana, coordenador do Grupo de Economia Solidária e outros membros da administração municipal.
SECOM

Compartilhe