Com o objetivo de reativar o Conselho Municipal Antidrogas/COMAD, foi realizada na última sexta-feira, 11, no auditório do Centro de Atenção e Apoio a Vida/CAAV Dr. David Capistrano, uma reunião com a presença do Ministério Público, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas/CAPS AD e entidades não governamentais. Criado em 2002, o COMAD de Vitória da Conquista funcionou até 2004, quando os conselheiros deixaram de se reunir.
A secretária de Saúde, Márcia Viviane, lembrou a importância do conselho.  “Com a reativação deste conselho poderemos discutir com a sociedade civil organizada políticas sociais de enfrentamento ao problema das drogas em nossa cidade”. Ela também apresentou a todos o regimento do COMAD e lembrou que ele já deve ser alterado. “Nós já encaminhamos para a Procuradoria Jurídica do Município a proposta de alteração desde regimento”.

Com o novo regimento serão criadas novas vagas para outras entidades que ainda não compõem o COMAD, como o Conselho de Segurança Pública e demais órgãos de segurança, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e outras entidades que trabalham no combate ao uso de drogas. A entidade deverá ter o número de representantes de forma paritária, ou seja, o número de representantes de órgãos públicos iguais ao número de representantes da sociedade civil. “Acho muito importante o novo regimento se adequar a Lei nº 11.343 de 23 de agosto de 2006, que dispõe sobre a política antidrogas no Brasil”, disse o presidente da Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança/COTEFAVE e membro do COMAD, Pe. Edilberto Amorim.

A promotora pública, Carla Medeiros, destacou a importância de convidar os membros do conselho para participarem das mudanças que serão implementadas. “Esse conselho é muito importante pois ele é um órgão consultivo, fiscalizador e deliberativo e será um parceiro do Ministério Público”.

Na próxima reunião, que acontecerá no dia 25 de março, no auditório do CAAV, os membros do conselho aprovarão o novo regimento para ser encaminhado à apreciação da Câmara de Vereadores.
SECOM/PMVC

Compartilhe