A Sociedade Lítero Musical está levando música e cultura para o Povoado de Estiva, na zona rural de Vitória da Conquista. Nesta quarta-feira, 02, será inaugurado na localidade um núcleo do projeto “De Vento em Boca”, que vai oferecer aulas gratuitas de instrumentos de sopro para a população.
O projeto foi contemplado há cerca de dois anos no edital do Governo Federal de Pontos de Cultura. Inicialmente, as aulas foram oferecidas apenas na sede da Filarmônica Municipal Maestro Vasconcelos, que funciona na Casa Memorial Régis Pacheco. Cerca de 100 alunos, de várias idades, tiveram a oportunidade de aprender a tocar instrumentos musicais. Nessa próxima etapa, o objetivo é descentralizar as atividades atendendo a população de outras regiões do Município.
A perspectiva é que mais de 50 pessoas do povoado de Estiva e localidades vizinhas participem das aulas que devem acontecer diariamente, nos turnos matutino e vespertino. Dois professores serão responsáveis por ministrar o curso e os instrumentos como flauta, trompete e sax já são disponibilizados pelo projeto para utilização durante as aulas.
A Sociedade Lítero Musical de Vitória da Conquista foi criada no final da década de 1960, para dar suporte à Filarmônica Municipal Maestro Vasconcelos. Figuras ilustres, como o pai do cantor Gilberto Gil, Gil Moreira, já fizeram parte da diretoria da associação. Durante algum tempo, a Sociedade deixou de realizar atividades, ganhando novo fôlego após a aprovação do projeto “De Vento em Boca” pelo Ministério da Cultura.

SECOM/PMVC

Compartilhe