A Secretaria de Educação de Vitória da Conquista realiza de 10 a 28 de janeiro o processo de matrículas para os alunos que estão chegando à Rede Municipal de Ensino.  Para efetuar as matrículas, os pais deverão ir às escolas portando uma cópia da certidão de nascimento ou do RG do aluno, além do atestado ou do histórico escolar do ano letivo de 2010.  Os alunos “da casa” já se matricularam para cursar o ano letivo de 2011, ainda em dezembro de 2010.
O processo de matrículas tem se tornado mais ágil a cada ano letivo. Isso ocorre graças a uma decisão da atual gestão do Governo Participativo, implantada no período de matrículas de 2009. Trata-se do novo formulário de matrículas, que vem preenchido com todos os dados dos alunos já matriculados na Rede Municipal de Ensino. As únicas informações a serem acrescentadas, nesse caso, dizem respeito à nova modalidade e ao turno em que aluno frequentará a escola no próximo ano letivo.

“O processo ficou bem mais rápido. Já não acontecem filas nem alguns transtornos que havia no passado, no momento de efetuar a matrículas”, diz a gerente de Legalização Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Carmen Sílvia Freitas de Oliveira, que considera “um avanço” a novidade.  “É também uma preocupação da nova gestão em agilizar o processo”.

INCLUSÃO – Outra novidade é a forma de se tratar a questão da educação inclusiva. Ao longo de 2010, a Secretaria Municipal de Educação se manteve atenta à inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Dessa forma, a Prefeitura Municipal põe em prática a política de educação inclusiva ditada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação.

Graças a essa atenção, no ano letivo de 2011, 633 alunos com necessidades educacionais especiais estarão sendo atendidos pelas escolas da Rede Municipal. Todos eles com laudo médico ou sendo acompanhados pela equipe de Educação Inclusiva que atua na Secretaria Municipal de Educação.
SECOM/PMVC

Compartilhe