Samuel Lima | A TARDE
Uma mulher morreu e outras onze pessoas ficaram feridas num acidente com um micro-ônibus, por volta das 15h desta quarta-feira, 20, no km 9 da BA-099, pouco antes da ponte sobre o Rio Joanes, em Lauro de Freitas (Grande Salvador). Testemunhas relataram que o motorista trafegava em alta velocidade e perdeu o controle após uma curva.
Policiais, que estiveram no local, informaram que a única morta no acidente era uma das passageiras. Até o fechamento da reportagem, a vítima ainda não havia sido identificada. Ela foi projetada para fora do coletivo no capotamento e foi esmagada pelo veículo, morrendo na hora.
O motorista, Heckel Cristiano Mota da Silva, 37 anos, sofreu ferimentos leves e recebeu atendimento no Hospital Geral do Estado. Na mesma unidade, continuam internados o cobrador do coletivo, Jeferson Luís Freitas dos Santos, 27, Joseane Paixão dos Santos, 23, Daiane da Paixão Santana, 14, Alexandre Damasceno da Silva, 28, e Eremita Jesus de Lima, 64.
No Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, ficaram internados Valtemir dos Santos, 35, Reginaldo Ribeiro Muniz, 30, Joelma Rodrigues da Silva, 27, Vânia de Souza Neves, 32, e Laiana Santos de Lima, 14. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, estes cinco pacientes estão fora de perigo.
O policial civil Paulo Teles passava pelo local e disse ter presenciado o momento em que o micro-ônibus capotou. “Parece que o motorista vinha apostando corrida com outro micro-ônibus. Ele bateu no meio-fio, atropelou um rapaz e virou”, lembrou.
Antes de capotar, o veículo colheu Alexandre Damasceno, jardineiro que presta serviços numa loja de paisagismo. O micro-ônibus foi parar na entrada do condomínio Marina Riverside. De placa JSS-6814 (licença de Lauro de Freitas), o coletivo pertence a Cooperlotação, uma cooperativa de transporte alternativo, usado na linha Itapuã – Vila de Abrantes, distrito da vizinha Camaçari.
Apesar de os registros oficiais não confirmarem, houve quem dissesse ter visto crianças feridas no acidente. “Eu mesmo ajudei a tirar uma criança, de uns 3 anos, de baixo do ônibus”, relatou o porteiro Carlos Eduardo Costa.
As circunstâncias do acidente serão apuradas por investigadores da 34ª CP (Portão). Eles falaram que o motorista deixou o local temendo ser linchado por populares enfurecidos, mas que representantes da Cooperlotação asseguraram apresentá-lo para depor nesta quinta, 21. Testemunhas o acusaram de fugir sem prestar socorro.