Nesta semana, será a vez de os professores que atuam no Segmento I da Educação do Campo participarem dos encontros mensais para atividades complementares (AC). Eles se reunirão no Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX) nos dias 21 e 22. Atualmente, cerca de 200 professores trabalham nessa modalidade de ensino. Aproximadamente 80 devem participar das atividades desta semana.

A programação de cada dia ocorre nos períodos da manhã e da tarde. Inicialmente, estão previstas discussões teóricas sobre temas referentes à alfabetização. Em seguida, passa-se para a parte prática dos encontros, quando os professores passam a produzir, eles mesmos, os materiais pedagógicos que serão utilizados no trabalho em sala de aula.

Os materiais produzidos durante a AC pelos professores são feitos com base na realidade de cada nível de aprendizagem, com vistas a melhorar a qualidade do ensino. “Nós podemos constatar que isso tem acontecido, com base nos depoimentos dos próprios professores”, conta Karla Rejane Lacerda, uma das coordenadoras pedagógicas responsáveis pelo Segmento I.

“A Secretaria Municipal de Educação vem disponibilizando todo o material necessário para que seja possível a realização dessas atividades”, garante Shirley Franco, que divide com Karla Rejane a coordenação do Segmento I da Educação do Campo.

SECOM/PMVC

Compartilhe