Após uma semana e meia do início da propaganda política de rádio e TV, enfim o candidato tucano à Presidência da República, José Serra, aparece nas inserções do DEM da Bahia, que tenta eleger Paulo Souto governador.

O episódio de sumiço forçado do ex-governador paulista das campanhas estaduais não é isolado e acontece em diversos outros Estados.

Serra aparece em uma crítica ao tratamento que o governo Jaques Wagner tem dado à Segurança Pública na região. O candidato à Presidência garante que seu governo investirá como nunca no setor e que proverá verdadeira segurança ao Brasil e, sobretudo, à Bahia. Para ele, os números da violência no Estado têm subido muito e “esta situação precisa acabar”. Em nenhum momento, por outro lado, o nome do candidato demista foi dito.

A aparição de Serra não teve relação direta com o tema anterior do programa eleitoral. No instante anterior, Paulo Souto relembrava realizações de sua última gestão, encerrada em 2006, com depoimentos de baianos que foram beneficiados por programas como o que permitia o financiamento integral de bolsas de estudo de cidadãos das classes mais pobres.

Para Paulo Souto, não há muita vantagem fazer a associação do nome de José Serra ao seu na corrida eleitoral. Ao passo em que o ex-governador baiano está em segundo na última pesquisa Datafolha, com menos da metade dos votos do líder Wagner, José Serra também não representa um bom puxador de votos segundo a mesma consulta em nível nacional. Pelas últimas pesquisas, há até mesmo a possibilidade do tucano ser derrotado no primeiro turno por Dilma Rousseff.

José Serra já visitou a Bahia duas vezes desde que iniciou sua campanha à Presidência e também lançou a candidatura em Salvador no último mês de junho. Entretanto, até hoje nenhuma imagem dos três eventos foi aproveitada pelos demistas da Bahia na TV. Há também discordâncias internas nos diretórios regionais de DEM e PSDB sobre a condução da campanha de Serra no Estado. Do Portal IG

Compartilhe