Tribuna da Bahia

Alguns dirão que foi a Copa, com milhares de televisores ligados ao mesmo tempo. Outros culparão o inverno, que motivou milhares de baianos a utilizar o chuveiro elétrico. O fato, no entanto, é que o consumo de energia elétrica na Bahia subiu 14,2% no mês de junho, em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com a Coelba, o crescimento acumulado no ano já é de 10,3%. As classes que tiveram aumento mais expressivo foram as de origem rural, com 36,5% de acréscimo, e residencial, com 19,2%. O aumento da produção agrícola na região Oeste, que exigiu maior irrigação nos períodos secos, além do aumento da renda dos consumidores baianos foram fatores que influenciaram no crescimento do consumo de energia.

 Também foi registrado aumento nas classes industrial e comercial. No acumulado do ano, só a classe comercial já apresenta crescimento de 7,9%, refletindo a expansão de crédito para financiamentos, alongamento dos prazos de parcelamento, além da expansão de vendas em razão da Copa da Mundo e festejos juninos.

Compartilhe