da EFE/Folha
Pelo menos 45 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em atentado suicida junto a escritórios do governo na conflituosa região tribal paquistanesa de Mohmand, informou uma fonte oficial citada pela rede televisiva privada Express Tv.
A explosão aconteceu por volta das 10h locais (2h em Brasília), em uma área comercial da localidade de Yakaghand da demarcação, situada na fronteira com o Afeganistão.
Vários edifícios, lojas e veículos foram atingidos pela explosão, enquanto as forças de segurança isolaram a zona, de acordo com a versão de diversos veículos de comunicação paquistaneses.
Os feridos, muitos deles em estado crítico, foram levados por ambulâncias a hospitais da cidade de Peshawar, capital da província vizinha de Pakhtunkhwa, devido à ausência de bons centros médicos na zona.
As forças de segurança paquistanesas lançaram no verão de 2008 uma grande operação contra a insurgência taleban na região, mas os fatos violentos seguem acontecendo com frequência.
Mais de 3 mil pessoas morreram em atentados terroristas em 2009 no país, segundo relatório do Instituto do Paquistão para Estudos de Paz.