Tribuna da Bahia/Thiago Pereira

 As ruas de Lauro de Freitas agora serão fiscalizadas 24 horas por dia. Primeiro município a cumprir as metas pactuadas com o Governo Federal no Programa de Segurança com Cidadania (Pronasci), a cidade, localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), inaugura na próxima segunda-feira (29) um sistema de vídeo-monitoramento, que consiste na utilização de câmeras para identificar e coibir ações criminosas.
 
O sistema de monitoramento, composto de 26 câmeras instaladas em pontos estratégicos, já funcionava há cerca de seis meses em caráter experimental. O período, de acordo com o diretor do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Arruti, serviu para uma etapa de aperfeiçoamento do projeto.

 “As imagens captadas são de grande utilidade na administração pública, para o sistema de trânsito, a fiscalização do comércio e obras irregulares, por exemplo”, afirmou Arruti, ressaltando que o sistema não servirá apenas para a segurança pública. Em abril, as imagens captadas do temporal que atingiu a cidade foram utilizadas como documento volume de água e dos danos causados.

Durante a solenidade de inauguração, o GGIM lança o plano de expansão do sistema que passa a contar com mais nove câmeras, uma delas no Parque São Paulo, em Itinga. Em Lauro de Freitas, o sistema é operado pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar.

Compartilhe