Por Edfran Silva Costa/Diretor do SINSPEB

Agentes Penitenciários do Presídio Regional Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, com apoio do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (GEOP) de Salvador e da CAESG realizaram uma revista geral no módulo 2, no dia 19 de junho de 2010, com o objetivo de retirar ilícitos que são jogados diariamente das ruas adjacentes para o pátio onde os internos tomam o banho de sol.

Na oportunidade foram recolhidos 30 celulares, 11 carregadores, 09 chips, 03 baterias de celular, além de 219 papelotes de maconha, 97 papelotes de cocaína, 02 pedras de crack, entre outros. No período da tarde após a revista geral, 04 pacotes foram arremessados para o pátio do módulo 2 mais uma vez. Os materiais apreendidos e os pacotes que continuam a cair vêm reforçar as duas representações feitas ao Ministério Público em Vitória da Conquista pelo Sindicato dos Servidores Penitenciários (SINSPEB) em conjunto com os Agentes Penitenciários, os quais alertam para diversos itens que fragilizam a segurança do Presídio, entre eles a falta de telas nos módulos 1,2 e ala feminina.

Há menos de uma semana quatro presos fugiram do módulo 1, do  Presídio Nilton Gonçalves, por uma guarita desativada, expondo ainda mais a frágil segurança dessa Unidade Prisional, que este ano, até o momento, contabiliza 18 presos foragidos. Vale lembrar que no ano de 2009 fugiram 40 presos.

Entre os problemas do Presídio Regional Nilton Gonçalves, que já são conhecidos há tempos pela Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e pela Superintendência de Assuntos Penais (SAP) estão a falta tela sobre os módulos 1, 2 e ala feminina; o reduzidíssimo contingente de policiais militares; o reduzido efetivo de agentes penitenciários; falta de equipamentos de segurança; diversos problemas de ordem estrutural que colocam em risco a vida das pessoas que trabalham e transitam no presídio;entre outros.

Compartilhe