Pela segunda vez este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza um encontro internacional na Bahia. Depois de discutir a segurança, a ONU traz para o estado a discussão sobre a juventude, com a Pré-Conferência Mundial da Juventude, aberta nesta segunda-feira (24) no Hotel Pestana, em Salvador.

Com representantes dos governos e da sociedade civil organizada de 28 países do continente americano, o evento tem como objetivo discutir os problemas e apresentar sugestões de políticas públicas para os jovens. O encontro é um preparativo para a Conferência Mundial da Juventude, que acontece em agosto, no México.

Ao fim do evento, os participantes vão redigir a Carta de Salvador, documento que servirá como referência para os debates que serão feitos no México e de parâmetros para orientar a construção de políticas que coloquem o jovem como protagonista do desenvolvimento do continente.

O secretário nacional de Juventude, Beto Cury, que participou da abertura do encontro, disse que a meta é estabelecer um compromisso para que os governos, os parlamentos e a sociedade civil assegurem direitos à juventude.

O governo da Bahia participa da pré-conferência por meio da Coordenação de Políticas de Juventude, da Secretaria de Relações Institucionais e do Conselho Estadual da Juventude, instituição criada em 2009 para defender os interesses e sugerir políticas dos jovens a nível estadual.

Segundo o secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, a criação do Conselho Estadual da Juventude e o encaminhamento à Assembleia Legislativa do Plano Estadual da Juventude são ações diretas do Estado para promover o desenvolvimento dos jovens baianos.

Lisboa destacou as ações de capacitação para o trabalho que promovem a crescente inclusão dos jovens no mercado. “A Bahia tinha quatro mil jovens em ensino profissional. Agora temos 40 mil e vamos chegar a 100 mil”, afirmou. 

AGECOM/BA

Compartilhe