Ao longo desses dez anos já foram mais de 26 mil animais que passaram pelo CETAS

image

Criado ainda na primeira gestão do prefeito Guilherme Menezes, o Centro de Triagem de Animais Silvestres/Cetas de Vitória da Conquista, serviço ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, completa 10 anos de existência.

O centro conquistense é um dos mais movimentados do país devido ao numero de animais vindos de outros estados, como Goiás e Minas Gerais. Mais de 90% da população do local é formada por aves; o restante é distribuído entre répteis e mamíferos. A grande maioria é proveniente de apreensões realizadas pelo Ibama, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e outros órgãos ambientais.

Ao longo desses dez anos de funcionamento, já foram mais de 26 mil animais que passaram pelo CETAS, onde após a reabilitação, são realizadas solturas, respeitando o habitat natural das espécies, em áreas cadastradas pelo Cetas/Ibama, em reservas de proteção e unidades de conservação federais estaduais ou municipais. Em 2010, já foi realizada a soltura de mais de 300 aves.

SECOM/PMVC

Compartilhe