Por Wal Cordeiro

Por muitos anos trabalhei como coordenador nacional da campanha:” 31 DIAS DE ORAÇÃO PELO BRASIL”, durante o mês de agosto. Talvez você não saiba a batalha que enfrentamos a cada ano para realizá-la. A guerra no preparo do material de divulgação e na confecção do manual de oração diária que era distribuído para os intercessores de todo Brasil. Por ser uma campanha a nível nacional, envolvia muita despesa financeira para confecção e distribuição do material, pois o Brasil é muito grande e tínhamos que mandar material para todas as regiões. Mas, graças á Deus, sempre presenciamos de maneira milagrosa a provisão divina para realizá-la.

PrayerNunca me esqueço, quando numa manhã de oração pelo Brasil no mês de maio de 1993, durante a nossa primeira escola de Intercessão em JOCUM Contagem – MG, quando Deus nos levou a orar contra o espírito de corrupção em nosso país. Passamos por volta de quatro horas de intercessão “agonizante” por nossa pátria. Alguns meses depois houve o impechemam do Presidente. Cremos que o que aconteceu foi resultado da oração do povo de Deus. Não somente nós estávamos empenhados nesta batalha, mas, muitos irmãos espalhados pelo Brasil. Foi também naquela manhã que Deus compartilhou comigo sobre a campanha de oração pelo Brasil. Eu ouvi nitidamente do Senhor:

– Convide a igreja do Brasil para orar pela nação de maneira prática e eficiente.
– Senhor, como vou convidar a igreja – respondi – se ninguém me conhece? E o Brasil é muito grande! A resposta veio de imediato:
– Eu providenciarei tudo!
Então, guardei aquela palavra em meu coração e comecei a dar passo por passo para atingir o objetivo desejado pelo Espírito Santo, conforme eu havia crido.
Coloquei algumas provas diante de Deus para saber se aquela visão era celestial, e todas foram respondidas. Então, só restava começar à trabalhar para que a primeira campanha acontecesse em agosto de 1994, e iniciei minha caminhada de fé.
Reuni um pequeno grupo de missionários e compartilhei o que Deus tinha falado, e todos concordaram em me ajudar. Inicialmente tínhamos um pequeno problema: Como iríamos preparar o material sem dinheiro? Começamos por nós mesmos, e recolhemos uma oferta de 15 dólares (os cálculos eram feitos em dólar, pois na época os preços estavam sendo reajustados constantemente e a inflação subindo assustadoramente), sabíamos que as despesas para a realização do evento ficariam em 10 mil dólares, porém os 15 dólares eram suficientes para começarmos a mandar as correspondências; pois não devemos desprezar os pequenos começos.
Deus foi abrindo as portas e nos dando condições para o trabalho. Nós tínhamos marcado a data para a campanha ( Como foi citado seria agosto) e o nosso alvo seria orar cada dia do mês por um assunto urgente do Brasil como: meninos de rua, família, as regiões do Brasil, as eleições, economia, contra a violência, idolatria, educação, a mídia, drogas e outros. Então, contatamos vários líderes evangélicos do Brasil para que escrevessem artigos correspondentes aos alvos de oração pelo Brasil que nós havíamos selecionado em oração, para que pudéssemos montar o manual de oração diária.
Estávamos no mês de Junho, com todo material na gráfica para a impressão, com aquele pequeno problema novamente: não tínhamos o dinheiro para pagar a impressão que ficava em 7 mil dólares.
Numa manhã de segunda-feira, o proprietário da gráfica me telefonou dizendo:
– Val, nós precisamos imediatamente imprimir o material, porque se não vai atrasar e não vai dar tempo de entregar o material para a campanha.
Naquele instante orei rapidamente, e perguntei a Deus o que deveria fazer. A resposta veio mais rápido ainda:
– Mande imprimir – foi o que ouvi Deus falar.
O Senhor me lembrou do que eu havia pregado em uma igreja no domingo à noite; eu falara sobre a situação de desespero que o povo de Israel estava enfrentando quando o exército de faraó vinha para destruí-los, e eles só tinham o Mar Vermelho pela frente! Naquela ocasião a palavra de Deus para Moisés foi:
– Diga ao povo de Israel que marche!
Eu havia falado para o povo sobre passos de fé, e agora era a minha vez de colocar em prática o que tinha pregado.
Então disse:
– Pode imprimir!
Ele respondeu:
– Que bom que você conseguiu levantar todo o dinheiro.
Naquele momento o meu coração batia forte e ansiava que ele desligasse logo o telefone. Depois, fui para o lugar de oração e disse:
– Deus, a campanha é tua, por favor, me socorra!
Uma semana depois, recebi a ligação de um pastor amigo de Belo Horizonte, falou-me que gostaria de ajudar a campanha e me convidou para ir a uma reunião de pastores. O objetivo da reunião era a canalização de uma verba que foi doada por um pastor norte americano que havia faltado a uma cruzada, na cidade, e por isso estava reparando o erro e as despesas daquela cruzada. Quando aquela reunião foi encerrada, nós tínhamos 5 mil dólares de oferta para a campanha. Era justamente o que precisávamos para pagar a gráfica nos próximos dias, e os 2 mil dólares foram levantados com a venda do manual de oração diária. Aleluia! O Senhor fala o Senhor cumpre!
Realizamos a primeira campanha de oração pelo Brasil em agosto de 1994, tínhamos em torno de 1 milhão de intercessores orando pelo país. Inclusive, oramos pela economia do Brasil, pois a inflação estava muito alta, em torno de 45% ao mês.
Quando foi em setembro do mesmo ano, saiu uma matéria na revista TIME nos Estados Unidos sobre o fenômeno das mudanças na economia do Brasil, e a matéria dizia que: de um mês para outro a inflação baixou de 45% ao mês para 0,5%. E os economistas não sabiam explicar o motivo da mudança tão rápida.
Nós sabemos, foi a oração da igreja no mês de agosto. A oração de um justo pode muito em seus efeitos, agora imagine milhares de justos orando juntos, as mesmas orações com os mesmos objetivos.
O Brasil está aprendendo a orar, e com certeza através deste aprendizado todos serão abençoados, inclusive, o povo de Vitória da Conquista e Bahia. Não fique de fora deste mover, envolva-se e coloque a nossa nação nas mãos do criador e Senhor do universo.

Compartilhe