O secretário municipal de Educação, Coriolano Moraes, participará de uma reunião na próxima quinta-feira (dia 13), com representantes da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade. Durante o encontro, será discutida a construção do Plano Municipal da Igualdade Racial em Vitória da Conquista, no qual devem estar especificadas uma série de ações destinadas ao estabelecimento de uma política de combate à discriminação racial e promoção da igualdade.

Também estão na pauta discussões como o prazo para que o plano esteja concluído, quem serão os responsáveis pelas ações desenvolvidas, o local que as sediará, quais serão os participantes e, por fim, os recursos necessários para que o plano de fato seja posto em prática.

Para a coordenadora de Administração Escolar, Niltânia Brito, a construção do Plano Municipal da Igualdade Racial representa, para o Governo Participativo, um avanço no que se refere à implementação de políticas públicas de promoção da igualdade racial. “O plano é um mecanismo que dará visibilidade ao trabalho já existente nessa área”, diz a coordenadora. Esse trabalho, em sua maior parte, tem sido desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Educação para a Diversidade, e do Núcleo de Promoção da Igualdade Racial, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

POLÍTICAS FORTALECIDAS – A reunião reafirma o empenho do Governo Municipal em agir com firmeza nesse setor. “O prefeito Guilherme Menezes vem buscando mecanismos para que a população negra e não-negra seja reconhecida e respeitada na sua diversidade”, informa Niltânia. “As políticas de promoção da igualdade racial vem sendo fortalecidas à medida que ampliamos a participação da SMED nos fóruns de debate junto à Sepromi, e ainda através de ações compartilhadas para garantir a melhoria da infraestrutura das escolas quilombolas, por meio de reformas, ampliações e pequenas intervenções”, acrescenta a coordenadora.

SECOM/PMVC

Compartilhe