O município de Vitória da Conquista esteve representado na 4ª Conferência Estadual das Cidades, realizada semana passada pelo Conselho das Cidades da Bahia/ConCidades e a Secretaria de Desenvolvimento Urbana do Estado da Bahia/SEDUR, em Salvador. Doze delegados dos segmentos do Poder Público, movimentos sociais e populares, empresários e ONG´s representaram a cidade neste evento. Agora, Vitória da Conquista também garante um representante na 4ª Conferência Nacional das Cidades, a ser realizada nos dias 19 a 23 de junho de 2010. O presidente do Movimento Unificado de Moradores, Idelzito Rocha, foi um dos 98 delegados eleitos para representar a Bahia. Ainda representando o Território de Vitória da Conquista, foi eleito um delegado de Barra do Choça.
Essa conferência teve quatro eixos temáticos e na plenária final foram eleitas duas propostas de cada um deles para serem levadas para etapa nacional. São elas: Eixo 1: Criação e implementação dos Conselhos, planos, fundos e conselhos gestores nos níveis dos entes federal, estadual, municipal e distrito federal; Eixo 2: Aplicação do Estatuto das Cidades e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; Eixo 3: A integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento; Eixo 4: Relação entre os programas governamentais como o PAC e Minha Casa Minha Vida e a política de desenvolvimento urbano.
ConCidades – Também foram eleitos na 4ª Conferência das Cidades, 61 conselheiros para ConCidades Bahia – triênio 2010/2011/2012. Dois representantes de Vitória da Conquista foram escolhidos para compor o Conselho: Edgar Borges Costa – representando o Governo Municipal e Lucas Hipólito, representando o segmento do Movimento Social e Popular.
Criado há três anos, o conselho é um órgão colegiado permanente, de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador, articulado com o Ministério das Cidades, por meio do Conselho Nacional das Cidades. Ele tem representantes de todos os territórios de identidade da Bahia e busca formular e articular políticas de desenvolvimento urbano como habitação, saneamento, transporte, mobilidade urbana e gestão territorial.
SECOM/PMVC
