A Janela 10/40

Deus está olhando com muito amor e compaixão para o povo muçulmano, budista e hinduísta. A igreja deveria fazer o mesmo. Essas pessoas vivem na chamada “Janela 10/40”, uma área geográfica que abrange 62 nações menos evangelizadas do mundo. 80% das pessoas mais pobres do planeta vivem nesses países.

Deus tem um plano para alcançar essas pessoas com o evangelho. Ele nos chamou para orar por elas, dar para missões e ir até elas com a mensagem de Jesus Cristo.

Uma pequena equipe de missionários brasileiros da JOCUM em Angola, na África, estava evangelizando uma cidade do sul daquele país quando ouviram falar de um povo que habitava as montanhas daquela região. Esse povo era chamado de Mukuando e não tinha contato com o evangelho.

Um dia, enquanto intercediam à favor deste povo, sentiram que o Espírito de Deus os enviava a eles para falarem de Jesus. Depois de uma perigosa e desgastante caminhada de dois dias pelas montanhas, chegaram à aldeia. À noite, todos os habitantes do lugar se ajuntaram para receberem os visitantes e então, a equipe começou a questioná-los sobre suas origens.

Para espanto e alegria dos missionários, o chefe da aldeia respondeu:

“Nossos ancestrais passaram de geração em geração esta explicação… No início dos tempos não havia povos diferentes, todos falavam a mesma língua. Numa certa ocasião, o povo se reuniu e resolveu construir um monumento até os céus. Deus se irou com o projeto deles, derrubou o monumento e espalhou o povo, confundindo suas línguas. Os que falavam a nossa língua se juntaram e assim nasceu o povo Mukuando”.

Foi grande o privilégio da equipe quando puderam tirar da bolsa uma Bíblia escrita num dialeto parecido com o do Mukuando, e ler a história da Torre de Babel. O povo ficou surpreso com a história da torre e perguntou qual era o livro que tinha a sua história. Que abertura para pregar o evangelho para um povo que nunca antes o tinha ouvido!

Deus realmente criou o povo Mukuando na ocasião da Torre de Babel, e junto com eles milhares de outros. Em Gênesis 12, Ele “inaugurou” o seu plano para alcançá-los através de Abraão e seus descendentes. Gálatas 3 mostra-nos que somos estes descendentes. Quando fala de nações, não se refere apenas aos países do mundo, mas às etnias, ou seja, os povos.

Milhares de etnias ainda esperam ouvir as boas novas. Nós todos temos o privilégio de participar com Deus do alcance dos povos. Hoje em dia há muita informação sendo publicada sobre eles e nós precisamos nos informar, para orar, dar ou ir para essas fronteiras do Reino de Deus!

Quando mantemos nossos olhos fitos pela obediência à vontade de Deus, crendo na sua autoridade e em seu poder, propósitos e planos para todos os povos, temos maior capacidade em crer que: “maior é aquele que está em nós do que está no mundo”.

E podemos fazer a história do nosso país e das nações (como tem acontecido com os Mukuandos), uma história redimida pelo evangelho. Hoje temos uma igreja estabelecida naquela aldeia distante e esquecida pelos homens, mas, que fazia parte dos planos de Deus desde o princípio.

Ore, Dê e Vá

Vamos orar pelos povos da Janela 10/40. Vamos dar para missões e vamos ir até eles com a mensagem de Jesus Cristo. Vamos fazer parte do plano de Deus para alcançar todas as pessoas da terra com o evangelho.

Compartilhe