“É cada Prefeitura Móvel melhor do que o outro”, comentou a vice-prefeita, Irma Lemos

Projeto ofereceu atendimento aos moradores na sexta, 15, e sábado, 16, na Escola Municipal Fidelcina Carvalho Santos, onde 8.556 pessoas foram atendidas. Este foi o saldo da Prefeitura Móvel nos dois dias de ação!

“Foi o quarto Prefeitura Móvel que nós fizemos. E é cada um melhor que o outro”, comentou, nesta sexta-feira, 15 a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos. Ela se referia ao projeto desenvolvido pelo Governo Municipal e cuja estrutura esteve montada na Escola Municipal Fidelcina Carvalho Santos até sábado, 16, onde levou serviços prestados pela Prefeitura aos moradores da Urbis VI e dos loteamentos Renato Magalhães, Morada Real e Vila Elisa.

Antes, a ação já havia passado pelo Centro Glauber Rocha (bairro Brasil), e em seguida foi levada ao bairro Bruno Bacelar e ao distrito de José Gonçalves.

A cozinheira Licinha de Jesus, 47 anos, moradora do Loteamento Vila Elisa, foi uma dos muitos moradores das redondezas que se beneficiou com a proximidade do Prefeitura Móvel. Ela aferiu a pressão e se submeteu a outros atendimentos na área da saúde. Em seguida, buscou uma ficha e atualizou as informações do Cartão SUS. “Com certeza, foi bom para a população que mora aqui na Urbis VI. Para a gente, que é do Vila Elisa, foi tão bom quanto”, afirmou. “Consegui vários atendimentos hoje que há tempos eu corria atrás e não tinha conseguido”.

Ao seu lado, foi sua sobrinha, a dona-de-casa Jaqueline Silva, 33, cuja opinião sobre o Prefeitura Móvel foi semelhante: “Fiz os exames que eu precisava fazer e ainda vou fazer outros. Acho muito importante. Seria bom se viesse mais vezes”.

Para as moradoras Licinha e Jaqueline, a Prefeitura Móvel foi uma oportunidade para colocar a saúde em dia

‘Mais perto e mais fácil’ – O dia também foi produtivo para a aposentada Eurides Santos, 55, que reservou parte da manhã de sexta para atualizar os dados de sua inscrição no CadÚnico – o cadastro que dá acesso a quase 20 programas sociais desenvolvidos pelo Governo Federal, entre eles o Bolsa Família.

Do momento em que recebeu sua ficha até a conclusão de seu atendimento, incluindo a realização da triagem e a revisão das informações de seu cadastro, Eurides recebeu um atendimento ágil no Prefeitura Móvel – e sem ter de andar muito, já que mora na própria Urbis VI. “Achei bom, porque fica mais perto e facilita para as pessoas localizarem”, afirmou a aposentada.

Para dona Eurides, atendimento perto de casa facilitou sua vida: “fica mais perto”

O projeto – O Prefeitura Móvel continua na Urbis VI até sábado, 16. Ali, a Prefeitura disponibilizou o atendimento em uma série de órgãos municipais, como o Gabinete Itinerante, a Ouvidoria, o Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a Coordenação de Trânsito.

A estrutura ofereceu ainda o Bolsa Família Móvel, o recadastramento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do ID Jovem, a atualização do Cartão SUS e o atendimento do Odontomóvel. A população teve acesso, ainda, a uma feira itinerante de Economia Solidária, com mais de 20 empreendedores nas áreas de alimentação e artesanato. E, simultaneamente, outra feira – esta de saúde, disponibilizando à comunidade exames de glicemia, aferição de pressão, atendimento oftalmológico e balcões de informações sobre algumas doenças – entre outras opções.

A presença do projeto significou também outras melhorias para o bairro. Antes da montagem da estrutura, a Prefeitura promoveu uma ação de limpeza, inclusive com a presença da Operação Cata-Bagulho. Além disso, a avenida central da Urbis VI teve cerca de 30 trinta lâmpadas de vapor de sódio substituídas por outras de vapor metálico.

Arte e Educação: Prefeitura Móvel ofereceu atividades pedagógicas para as crianças

A jovem Rauany, de 6 anos, se diverte enquanto tem seu rosto pintado

Com muita música, brincadeiras e atividades esportivas, a 4ª edição do Prefeitura Móvel encantou a criançada do Bairro Urbis VI, oferecendo oficinas pedagógicas em parceria com a Secretaria de Educação. Quem compareceu ao local nos dois dias, além de ter tido acesso aos serviços da prefeitura, como cadastramento do Bolsa Família e do Cartão SUS, pôde também levar os filhos para um dia inteiro de lazer.

Ao saber que o programa atenderia o bairro Urbis VI, Alane de Oliveira fez questão de se programar para levar a filha. “Além do acesso que temos aos serviços da prefeitura, eu pude trazer minha filha para se divertir com contação de histórias e brincadeiras. É legal porque isso incentiva muitas crianças a saírem das ruas, por meio da arte e do esporte”, afirma a mãe da jovem Rauany, de 6 anos. A pequena estudante também não escondeu a felicidade e logo comentou: “estou muito feliz por estar aqui, me divertindo, brincando e aprendendo”.

Alane e a filha Rauany: ““Além do acesso que temos aos serviços da prefeitura, eu pude trazer minha filha para se divertir”. 

Segundo a Coordenadora Pedagógica, Fabrine Barros, cerca de 500 crianças passaram pelo stand do projeto na sexta e sábado. “A intenção do projeto Educarte é levar à comunidade os serviços que são oferecidos na rede municipal de ensino, como teatro, contação de histórias e atividades culturais”, afirmou.

Ainda buscando a inclusão das crianças da comunidade por meio de atividades educativas, o projeto contou com a presença do professor de capoeira Arquimedes Santos, que desenvolve atividades em parceria com o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. “Hoje apresentamos a capoeira regional como ferramenta de inclusão, além de ensinar para as crianças coisas importantes da cultura e da história do Brasil”, comentou. Através dessa proposta pedagógica, jovens como Cauan dos Santos encontram a oportunidade de vivenciar o esporte e a cultura. “Hoje pude participar com o meu professor de uma roda de capoeira aqui no projeto. Fiquei muito feliz com a oportunidade, pois sei que esse é um esporte que ensina às crianças muitas coisas importantes, como obediência aos pais e responsabilidade”, contou o jovem de 14 anos.

O professor de capoeira Arquimedes Santos e o aluno Cauan dos Santos

Sobre o projeto – Essa foi a 4ª edição do Prefeitura Móvel. O principal objetivo é levar para perto da comunidade os serviços que são de interesse para a comunidade, como atendimentos de saúde e educação. Além das atividades, outros benefícios foram garantidos aos moradores da região: “Com essa ação no bairro Urbis VI, por exemplo, além dos serviços oferecidos, o programa Morar Legal entregou 422 escrituras aos moradores de Renato Magalhães e e assinatura de 260 CDRUs ( Cessão de Direito Real de Uso) do mesmo loteamento. também uma praça e uma pavimentação para a rua da escola Fidelcina Carvalho, onde aconteceu a ação”, afirmou o coordenador do programa Prefeitura Móvel, Wal Cordeiro. Fonte: SEcom/PMVC

Compartilhe