Rodrigo Lago
Com o objetivo de transferir o título, o veterinário Antônio Dantas chegou por volta das 9h à sede do órgão e antes das 10h já estava liberado, apesar da grande quantidade de pessoas na fila. “O atendimento está muito bom, o pessoal do TRE está realizando um excelente serviço, pelo menos eu não tive nenhum problema”, parabenizou. Já na fila, a professora Isabel Cristina Silva, disse que apesar de ter deixado para última hora um problema que já poderia ter sido resolvido, não se arrependeu de perder o dia de folga para ir até o TRE. “A fila está andando rapidamente e até agora não tive nenhuma chateação. Logo resolvo tudo e volto para casa para aproveitar o dia”, disse.
Explica a porta-voz do TRE, Cezaltina Lélis, que o cancelamento do documento pode ser suspenso assim que a pendência for resolvida na Justiça Eleitoral. O título de eleitor é entregue na hora, sem maiores complicações. “Quem for se dirigir até o dia 05 ao Tribunal precisa ir munido do Registro Geral (R.G), comprovante de residência e título anterior, no caso de transferência, revisão e 2ª via. Para a operação de alistamento eleitoral, os eleitores do sexo masculino, que completaram dezoito anos em 2009 devem apresentar o certificado de alistamento militar”, explicou.
Faturamento – De acordo com informações do TRE-BA, a demanda de pessoas que vão até a Central de Atendimento ao Público tem sido em torno de 700 pessoas por dia. De olho neste número, há quem aproveite toda a movimentação para faturar uma grana extra, seja vendendo água ou refrigerante para quem está na fila ou então plastificando o título eleitoral de quem não quer descuidar do documento.
Logo na saída da Central de Atendimento, normalmente com os títulos nas mãos, as pessoas são ‘atendidas’ com um serviço bastante útil ao preço de R$ 1. “Plastifique seu título e garanta a integridade do documento por apenas R$1.”, gritava Mariana Brandão. A cada 10 pessoas que deixavam a Central, pelo menos seis plastificavam na hora o documento. “Achei bem útil, por um preço bacana. Ela com certeza vai faturar, né?”, disse Carlos Nascimento, que aproveitou o serviço.
Perguntas mais frequentes
Quem deve se recadastrar, transferir e (ou) regularizar o título?
Os eleitores que residem no município e que não votaram ou não justificaram o voto em eleições anteriores.
O título fica pronto na hora?
Sim, o título eleitoral é expedido na hora.
Como o eleitor pode tirar o título? Pode ser via internet?
Pela internet o eleitor irá preencher um cadastro, mas é obrigatório o comparecimento no cartório eleitoral para apresentação dos documentos e a retirada do título eleitoral.
Menores que querem tirar o título precisam estar acompanhados de um responsável?
O voto é facultativo para os maiores de 16 e menores de 18 anos, não há necessidade de acompanhante ou responsável.
Quem deixou de votar nas últimas eleições o que deve fazer?
Comparecer ao cartório eleitoral e regularizar sua situação eleitoral até 05 de maio de 2010.
Quem perdeu os comprovantes, o que deve fazer?
Comparecer ao cartório eleitoral onde será realizada consulta ao Cadastro Nacional de Eleitores e será fornecida Certidão de Quitação Eleitoral que substitui os comprovantes de votação.
Quem quiser trabalhar nas eleições como deve proceder?
Para exercer as funções de mesário voluntário deve ser maior de 18 anos e residir no município.
Tribuna da Bahia
