Moradores e comerciantes do Rio Vermelho aceitaram bem a proposta do prefeito ACM Neto de revitalizar o bairro. Dentre os principais problemas do local, a população ressalta os buracos encontrados em algumas ruas e calçadas, quantidade de lixos e falta de segurança pública.
O projeto de requalificação será apresentado hoje e, segundo o prefeito, o “Rio Vermelho irá se transformar num dos bairros mais bonitos do Brasil”. O anúncio para recuperação do local será feito durante coletiva, na Escola Caballeros de Santiago, localizado na Rua da Paciência.
O anúncio do projeto de revitalização foi feito pelo gestor da cidade, ontem, durante a apresentação da Casa do Rio Vermelho, onde moravam Jorge Amado e Zélia Gattai. Como as ações serão apresentadas durante coletiva, Neto não detalhou o projeto, mas garantiu que o Rio Vermelho irá se transformar num dos bairros mais bonitos do Brasil.
“Não é de Salvador não. É do Brasil”, ressaltou. Ainda segundo o prefeito, a licitação deve sair no início de março, já que ainda faltam a Embasa, a Coelba e as empresas de telefonia apresentarem projetos complementares. “O projeto vai mexer nas redes de água, esgoto, energia e telefonia”, explicou Neto.
Reparos
Quem mora ou costuma frequentar o bairro mais boêmio de Salvador afirma que o local é um dos melhores para habitar, porém ainda precisa de reparos.
“Aqui tem buracos em algumas ruas de dentro. A principal (rua) está bonita por causa da festa de domingo (Iemanjá), mas ainda falta muita coisa para fazer. Muitas pessoas passam a noite aqui curtindo os bares e festas, já vi muita gente caindo depois de tropeçar em pedras soltas dos passeios. Tudo isso precisa de maior reparo”, disse o vendedor de cocos, Carlos Roberto Mendes.
De acordo com o pescador Marivaldo Santana Marques, recapeamento de asfalto é um dos pontos necessários para o bairro. “Quando tem alguma festa aqui fica tudo mais bonito, mas precisamos de mais iluminação e melhor recapeamento nas ruas”, afirmou. Apesar disso, Marivaldo afirmou que revitalizações no bairro serão bem vindas. “Será muito bom. O Rio Vermelho é um lugar bonito e merece ficar ainda mais”, disse.
Às vésperas da festa em homenagem à Iemanjá, alguns frequentadores do Rio Vermelho aproveitaram a oportunidade para pedir ao prefeito mais atenção para a Colônia dos Pescadores.
“O bairro precisa de melhoria, mas é importante que se invista mais na festa de Iemanjá, que é uma das principais do ano. A Colônia é bonita, mas poderia ficar ainda mais. A imagem precisa de restauração e melhor acabamento. As ruas deveriam ser mais enfeitadas e ter melhor pavimentação. Afinal, isso aqui também é ponto turístico”, reclamou a professora, Sandra Borges.
Apesar de não ser de responsabilidade do município, a falta de segurança pública também é apontada como a principal queixa. “Assalto é o que mais temos aqui. Não tem hora e nem lugar para acontecer. As pessoas reclamam muito e os turistas são os mais prejudicados”, afirma Marivaldo.
“Morei aqui há mais de 20 anos e sempre tivemos este tipo de problema. Só que, recentemente, parece que piorou. Tem certas ruas que são intransitáveis no período da noite”, completou a professora.
Em abril de 2012, o bairro ganhou destaque nacional ao ter postes e muros pichados com o aviso: “Cuidado. Zona de assalto”. Apesar de a autoria do alerta ter sido desconhecido, a população do local garantiu que correspondia a realidade.
Entre os locais pichados estavam a avenida Juracy Magalhães Júnior, e as ruas Maragojipe, Nelson Gallo e Frederico Edlwess.
Fonte: IG