Por Terry W. Snow (Líder da Jocum no Haiti)
www.ywamhaiti.org
A cidade está começando a se organizar – e hoje me encontrei com vários líderes para começar a organizar centros de refugiados. JOCUM – Jovens Com Uma Missão foi convidada para liderar o apoio logístico nas escolas, que serão transformadas em abrigos temporários para os refugiados. Como resultado precisamos de muita gente com capacidade para gestão de tudo isto, e muitos voluntários para manutenção.
Porto de St Marc – Falei também com o pessoal do porto hoje. Eles estavam sentados em frente ao portão esperando para ver se algum navio viria. Eles pareciam muito desanimados como o porto está limpo e vazio e ainda ajuda nenhuma chegou. Eles ficaram um pouco incentivados quando eu disse que um navio está prestes a ser carregado e vir. Será? Falei com o Caribe Transportes e hoje Bill Coleman, o proprietário, me sugeriu fazer um fretamento de um pequeno navio que podia transportar 20 containers. Poderia ser carregado em pouco tempo e se mover mais rápido. Ele está a dar-me um custo estimado de embarque hoje à noite ou amanhã. Assim, quem gostaria de mandar um container? Gostaríamos de sugerir o envio de itens de alimentos enlatados ou a granel, de madeira, lata, geradores e luzes de trabalho, esses tipos de coisas. Se você está interessado ou já estão em processo de elaboração de um container, você pode entrar em contato Bill Coleman em 888-763-2999 cartrans@myacc.net. Sugerimos que voce envie um email com uma nota curta do que você quer enviar e as perguntas que você pode ter.
Estratégia para abrigar e alimentar 6000 através das igrejas! – Hoje eu acredito que Deus nos deu, à JOCUM e um grupo de pastores, uma solução real para o grande potencial de refugiados provenientes de Porto Príncipe. Cada igreja acredita que eles poderiam tomar 50 a 60 refugiados em abrigos em casas ou dentro de suas igrejas. Eles podem fornecer o abrigo, mas e o custo para a alimentação? No entanto, se pudéssemos contratar cozinheiros para entrar e fazer o alimento diário fazer todas as compras de seus próprios alimentos no mercado local, seria muito eficiente e criativo. Isso também traria a cura para a infra-estrutura econômica do Haiti e minimizaria os riscos de segurança, ainda proporcionando um ambiente mais saudável para a recuperação. Com a contribuição de membros da igreja cobrindo o alojamento, custará apenas US $ 2 por dia por pessoa ou $ 120 por 60 pessoas por dia.
Este programa é uma solução de curto prazo que terminaria com a primeira onda de refugiados três semanas após sua chegada. No final das três semanas, o povo deve ter a capacidade para retornar ao Porto Príncipe para começar de novo ou integrar dentro da cidade de St. Marc, através da criação de algumas oportunidades de outros trabalhos.
Eu gostei deste programa por partilhar os encargos com a igreja haitiano, também revitalizar a infra-estrutura econômica que é tão frágil, especialmente com todos os auxílios gratuitos que estarão vindo. Além disso, nós gostaríamos de introduzir as equipes médicas de sensibilização para as igrejas diferentes para ministrar as necessidades físicas dos refugiados e a igreja iria oferecer convites para cultos com canções e mensagens de conforto de grupos locais ou missões.
6000 pessoas podem ser afetados por este programa de três semanas com o custo de apenas $ 252.000 dólares. Gostaríamos de convidar pessoas de todo o mundo a participar neste programa. Quantas pessoas você poderia ajudar a colocar novamente ‘em pé’ emocionalmente, fisicamente e economicamente? Uma pessoa que custaria $ 42 dólares para 3 semanas de alimentação e habitação.
Se você quiser ajudar, pode enviar sua contribuição por cheque pagável para JOCUM Haiti, marcado como “Socorro” para JOCUM Haiti, PO Box 236, Akron, PA 17501 ou enviar através da Internet pelo seguinte link https://www.ywam.org/secure/donations/donate.asp?project=10.
Tomando os altos lugares!
Terry W. Snow
Director Nacional
JOCUM Haiti
