O prefeito Guilherme Menezes e a equipe da administração municipal receberam na tarde desta quarta feira, 08, a visita de representantes do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra/ IINN-ELS. O objetivo da visita foi conhecer o município e o trabalho desenvolvido pelo Programa Conquista Criança que poderá sediar o Centro de Educação Científica em Vitória da Conquista.
O Instituto é vinculado a Associação Alberto Santos Dumont para Apoio a Pesquisa/AASDAP, ligado diretamente ao renomado neurocientista brasileiro, Miguel Nicolelis, e busca promover a realização e o crescimento da pesquisa científica de ponta , contribuindo para o desenvolvimento educacional, social e econômico da região nordeste do Brasil.
O prefeito Guilherme Menezes destacou que “a grande importância desta visita é somar a experiência do Instituto com a experiência acumulada pelo Governo Municipal, nos últimos quatorze anos”. O prefeito reafirmou o interesse em viabilizar a implantação do Centro de Educação Científica no município. “Trabalhamos para que Vitória da Conquista possa acolher mais este importante programa, potencializando o desenvolvimento educacional científico de cada educando atendido pelo Programa Conquista Criança”.
Diretora de Relações Institucionais da AASDAP, Neiva Paraschiva, falou sobre a visita à Vitória da Conquista. “Soubemos do interesse do prefeito de estabelecer uma parceria em educação científica para jovens e viemos conhecer o espaço. Nossa primeira impressão é excelente, pois vemos uma estrutura organizada”. Já Dora Maria de Almeida, diretora de Projetos e Ações Sociais da AASDAP, chamou a atenção para a importância da educação científica na promoçao da cidadania. “Miguel Nicolelis tem dito que o dia em que as crianças que participam de projetos de educação científica assumirem o destino deste país, o Brasil vai ter que tomar jeito”, disse.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Nádia Márcia Campos, ressaltou que “a proposta do instituto é trazer, por meio de uma ação municipal, oficinas científicas que possam possibilitar às crianças e adolescentes o ingresso no mundo científico”. Nádia complementou falou também sobre a escolha do Programa Conquista Criança para sediar o Centro de Educação Científica. “Acreditamos que as crianças e adolescentes atendidos pelo Programa tem grande potencial e capacidade de crescer e compreender cientificamente a vida”, afirmou.
Pensado inicialmente para contemplar jovens do Programa Conquista Criança, com a efetivação da parceria entre o Governo Municipal e o Instituto Internacional de Neurociências, o Centro de Educação Científica poderá atender, a médio prazo, alunos da Rede Municipal de Ensino por meio de oficinas de ciência e robótica, ciência e tecnologia e ciência e ambiente, por exemplo.Também estiveram presentes o secretário municipal de Educação, Coriolano Moraes; a coordenadora da Rede Municipal de Atenção à Criança e ao Adolescente, Ivone Ladeia; a gerente do Programa Conquista Criança, Eslange Silva; o consultor do município, Penildon Silva; e a secretária interina de Comunicação, Cíntia Garcia.
Programa Conquista Criança – Criado em 1997, o Programa Conquista Criança já atendeu mais de 4.500 educandos com até 18 anos, garantindo no turno oposto ao da escola o acesso a atividades esportivas, artísticas e culturais, à biblioteca, assistência médica, odontológica e psicológica e aos mais velhos, oficinas profissionalizantes, como corte e costura, serigrafia e tecelagem. Atualmente atende 420 crianças e adolescentes.
Fonte: SECOM
Foto: Nem Moraes