Faleceu na tarde desta 5ª feira (9), o cafeicultor Ubirajara Andrade Fernandes, aos 76 anos de idade. Durante muitos anos presidiu a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Ltda (Coopmac). Fernandes foi responsável pela implantação do Pólo Cafeeiro de Vitória da Conquista, no início da década de 70, que contou com decisiva participação do ex-prefeito Jadiel Matos e do Sr. Lima ex-gerente do Banco do Brasil.
Ficou conhecido pela frase de sua autoria em plena ditadura militar: “temo mais um banqueiro do que um general”. Esta foi a maneira de Ubirajara Fernandes protestar contra os financiamentos bancários para agricultura devido as suas altas taxas de juros.
O corpo está sendo velado em sua própria residência localizada à Rua dos Fonsecas, ao lado da TV Sudoeste. O sepultamento acontecerá na tarde desta 6ª feira, às 16 horas no Cemitério Parque da Cidade.