A colação de grau realizada nessa sexta-feira (25) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA, antigo CEFET), Campus Vitória da Conquista, entrou para a história. Dentre os formandos do curso técnico de Informática, estavam Alan Libarino e Gislane Lima, os primeiros estudantes com deficiência auditiva formados em todo o Instituto Federal da Bahia.

Com a ajuda do intérprete de Libras Válter Alves, Alan e Gislane contaram sobre a dificuldade que encontraram no início, pois mesmo com a ajuda de um intérprete nas aulas, não conseguiam entender o conteúdo. Além disso, alguns assuntos de Informática não possuíam sinal correspondente na linguagem de Libras, e foi preciso que eles criassem seus próprios sinais. Hoje, eles deixaram esta contribuição para os novos alunos deficientes que estão chegando à instituição.

Segundo eles, a partir de muita pesquisa e apoio dos colegas e professores, foi possível abrir a mente e chegar ao aprendizado. Eles reconhecem que o mercado de trabalho também será difícil, mas pretendem encará-lo, esperando encontrar pessoas com o compromisso de ajudá-los a crescer.

NAPNE
O NAPNE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais) é o setor que, dentro do IFBA, articula processos e pessoas para a implantação da cultura da “educação para a convivência” e aceitação da diversidade. Tem como objetivo facilitar o acesso e manter estudante dentro das escolas técnicas federais. O mediador, que é um interprete de libras, faz a mediação na sala de aula entre o professor e o aluno com necessidades especiais.
O Núcleo foi criado em 2005, mas suas atividades começaram no ano seguinte. Atualmente, fazem parte dele em Vitória da Conquista a professora Viviane Lélis, que coordena os trabalhos, e a pedagoga Adriana Moreira. Nove alunos são atendidos pelo projeto: oito deficientes auditivos e um com baixa visão.

Proeja
Além dos alunos surdos, o IFBA também se orgulha em formar a primeira aluna do Programa Nacional da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Jovens e Adultos (Proeja). Elba Santiago dos Santos fez parte da primeira turma e chegou até a reta final. Bruno Miranda, Coordenador do Proeja, fala sobre este momento: “Acredito que esta formatura tenha sido um grito de superação por todas as adversidades, barreiras, complicações, derrotas, vitórias e lutas que estamos tendo durante esses quase cinco anos de Proeja.”

Fonte: Assessoria IFBA

Compartilhe