A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto de Gestão das Águas e Clima/Ingá, realizará, nesta quinta-feira (3) uma trilha de reconhecimento das áreas que serão recuperadas por meio do Projeto “Recuperação de Nascentes do Rio Verruga”. Os participantes da trilha sairão da Prefeitura Municipal às 7h30.
A atividade tem como objetivo sensibilizar órgãos públicos e outras instituições sobre a importância do projeto. Para a atividade foram convidados representantes de órgãos públicos e privados, a exemplo da OAB, do MPU, IBAMA, secretarias municipais, imprensa, instituições de nível superior, associações de moradores e igrejas localizadas próximas às áreas que serão recuperadas.
Segundo Priscila Dantas, gerente de projetos da Secretaria do Meio Ambiente, a trilha é uma das exigências do Projeto “Recuperação das Nascentes do Rio Verruga”, que contará com cerca de R$ 60 mil de investimentos. O projeto prevê a recuperação de três importantes nascentes do rio: uma localizada nas proximidades do bairro Nossa Senhora Aparecida e outras duas dentro da Reserva Ambiental do Poço Escuro.
Além da recomposição da vegetação, com o plantio de espécies nativas adaptadas à área, o projeto prevê a melhoria da qualidade da água das nascentes e um seminário de avaliação e discussão sobre questões pertinentes ao rio. Também será desenvolvido um trabalho de recomposição do solo na nascente Olho d’Águá, localizada no Bairro Nossa Senhora Aparecida, que durante mais de 50 anos sofreu com a degradação do homem. Da SECOM/PMVC
