Nas cidades de Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis, o número estimado de mortos pode ser muito maior que o anunciado pelas autoridades. Até as 23h desta quarta-feira, o número de óbitos chegou a 271, sendo 130 em Teresópolis, 34 em Petrópolis e 107 em Nova Friburgo. A contagem pode aumentar ainda mais, já que existem muitas partes das três cidades ainda embaixo de terra e lama. Em Nova Friburgo, existem pelo menos 25 pessoas desaparecidas.

Até o momento, mais de 2.200 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas nas três cidades, localizadas na região serrana do Rio de Janeiro. Teresópolis e Nova Friburgo declararam nesta quarta-feira estado de calamidade pública.

Os bairros mais atingidos pela chuva em Teresópolis foram Bonsucesso, Caleme e Biquinha. Já em Nova Friburgo, a maior parte das vítimas morava no bairro de Conselheiro Paulino. Em Petrópolis, o bairro de Itaipava foi o mais atingido. A água chegou a dois metros de altura no local.

Em Teresópolis, segundo o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil do município, Flávio Castro, as buscas continuam em nove pontos atingidos pela chuva. O trabalho se intensifica nos bairros do Espanhol e Barra do Imbuí. Nas outras oito áreas, os trabalhos foram suspensos pela falta de iluminação, e devem ser retomados às 7h desta quinta.

A situação fez com que a presidente Dilma Rousseff mudasse a sua agenda e viesse ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira para sobrevoar as áreas atingidas. O governo já avisou que vai liberar, inicialmente, R$ 780 milhões para atender emergencialmente as famílias que foram vítimas das chuvas.

Essa pode ser uma das maiores tragédias da história do Rio de Janeiro.

Ginásio abriga vítimas

A orientação é para que os desabrigados da cidade de Teresópolis se dirijam para o Ginásio Poliespostivo Pedro Jahara, mais conhecido como Pedrão, localizado na Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, no Centro, com capacidade para 200 pessoas, e para um galpão situado na Rua Tamoio, s/n, no bairro do Meudon, onde cabem 400 pessoas.

As escolas dos bairros atingidos também estão acolhendo as vítimas. A Prefeitura de Teresópolis está recebendo doações de alimentos não perecíveis, água, roupas e cobertores. As doações podem ser entregues no Ginásio Pedrão. Informações também podem ser obtidas pelo telefone da Defesa Civil: 199.

A Cruz Vermelha está disponibilizando uma conta bancária destinada a receber doações em dinheiro (Banco Real Ag. 0201 c/c 1793928-5). Além disso, os funcionários do Departamento de Socorros e Desastres da entidade, localizada na Praça da Cruz Vermelha, nº10, no Centro do Rio, estarão recebendo água mineral, leite em pó, biscoitos, massas, colchões, roupa de cama e de banho e cobertores.

Compartilhe